Publicado por Robson Merieverton
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O uso do açúcar ou adoçante pode não ser o mais aconselhável para quem quer levar uma vida com hábitos saudáveis. Para contornar esse problema, a natureza também oferece uma opção saudável, através da extração do açúcar natural da planta conhecida como Stevia rebaudiana.

Ela é uma erva da família dos crisântemos e cresce de forma selvagem nas zonas do Paraguai e Brasil. Esse exemplar é rico em glicosídeos doces e esteviosídeo, suprindo as necessidades para o uso do açúcar ou adoçantes nas dietas.

Para isso, existem, ao menos, quatro maneiras de usá-la: seca e triturada em pó; preparada na forma de xarope ou adoçante líquido; como álcool extraído a partir da própria planta ou destilando-a a vapor.

descubra-como-extrair-o-acucar-da-stevia

Foto: reprodução/wikimedia

Vale lembrar que, você vai extrair o adoçante natural da planta, que serve de açúcar.

Para obter o açúcar da Stevia

Ingredientes

  • 2 xícaras de folhas de Stevia;
  • Água;
  • 1 xícara de álcool de cereais.

Modo de preparo

Para este preparo, dê preferência para as folhas verdes e com aparência saudável. Comece lavando-as bem. Depois, com ajuda de toalhas de papel, seque todas as folhas. Com ajuda de uma faca, pique todas as folhas. Isso vai ajudar na liberação da glicose para a sua extração.

Coloque as folhas em um recipiente e acrescente uma xícara de álcool de cereais. Cubra o recipiente e deixe a mistura descansar por 24 horas.

Passado esse tempo, use um coador de pano para separar as folhas de stevia do líquido. Para eliminar de vez os resíduos, coe pela segunda vez. Nesse momento use um coador de café.

Coloque o líquido obtido em uma panela que possa ser levada ao fogo. Cozinhe, em fogo baixo, sem deixar que ela atinja o ponto de ebulição. Isso vai ajudar na evaporação do álcool, para que reste somente o extrato concentrado da planta. Depois que a substância esfriar, você pode armazená-la em recipientes conta-gotas.

Dicas para o uso do açúcar de stevia

O extrato de stevia é 300 vezes mais doce que o açúcar, sendo assim, antes do uso, é importante que a substância seja diluída. Para isso você vai usar a proporção de três partes de água por uma parte de extrato de Stevia.

Veja mais!