Publicado por Ana Ligia
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Sabemos dos vários danos que o açúcar pode causar para a saúde. Mas grande parte dos alimentos possuem açúcar e cortá-lo da dieta acaba sendo algo muito difícil.

É importante deixar claro que estamos falando daquele açúcar que encontramos na prateleiras dos supermercados e que é usado em receitas de sobremesas, por exemplo. Diferente do açúcar natural, presente nas frutas.

É muito difícil eliminar por completo esse ingrediente da nossa dieta. Mas é possível substituir o açúcar por produtos similares e saudáveis.

Descubra como substituir o açúcar ou adoçante

Foto: depositphotos

Alternativas naturais para substituir o açúcar

Estévia

A estévia é um adoçante natural. A planta chega a ser 200 vezes mais doce que o açúcar, por isso seu uso deve ser moderado. Ideal para quem sofre de problemas como a diabetes ou para quem quer perder peso.

Xilitol

Esse adoçante natural é encontrado em frutas como a uva e o morango e em vegetais como o alface. Além de servir para adoçar, o xilitol possui o efeito contrário ao açúcar: beneficia os dentes, sendo um importante aliado para o combate às placas dentárias e cáries.

Açúcar de coco

O açúcar de coco possui bastante sacarose (um tipo de “açúcar saudável”) podendo ser um ótimo substituto do açúcar branco.

Ele também contém vitamina C e B, potássio, zinco, magnésio e ferro. Mas esse ingrediente não é recomendável para quem sofre de diabetes (apesar de possuir um índice glicêmico baixo) devido à grande quantidade de sacarose.

Açúcar mascavo

O açúcar mascavo é produzido a partir da extração da cana. É uma ótima maneira natural para substituir o açúcar branco.

Entretanto, ele é um ingrediente calórico e seu uso não é recomendado para quem pretende perder peso (ainda assim, menos que o açúcar comum).

Mel

O mel além de ser algo muito saboroso também traz diversos benefícios para a saúde. O ingrediente previne a prisão de ventre, má digestão, combate problemas no estômago e ajuda a tratar problemas respiratórios.

É o único alimento naturalmente doce que contém nutrientes de extrema importância para a saúde, como minerais, magnésio e potássio.

Mas o mel também é um ingrediente calórico. Uma colher de sopa de mel possui quase as mesmas calorias que uma colher de sopa do açúcar branco.

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