Publicado por André Luiz Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Elas são incômodas, prejudiciais (em alguns casos perigosas) e afetam partes sensíveis do corpo humano. Assim são as verrugas genitais. Muito se discute sobre métodos clínicos associados à medicamentos químicos para o tratamento desse problema. Todavia, um novo agente de combate à esse mal parece surgir: o chá verde.

Rico em propriedades responsáveis por acelerar o metabolismo do corpo e favorecer o emagrecimento, o chá verde também tem sido considerado um excelente medicamento natural para complementar tratamentos das verrugas genitais.

Descubra o chá capaz de tratar as verrugas genitais

Foto: Reprodução/ internet

A ação do chá verde no combate ao vírus papiloma humano

De acordo com estudos recentes realizados pela Universidade de Barcelona, verificou-se que as catequinas que compõem o chá verde são bastante eficazes e potentes para combater o vírus do papiloma humano (VPH), conhecido popularmente como verrugas genitais.

Conforme recomendação dos pesquisadores responsáveis pelo estudo, o consumo de catequinas, e da substância antioxidante epigallocatequin galate (EGCG), ambas essencialmente presentes na camellia sinensis (planta original do chá verde), auxilia no combate à propagação do VPH.

Inibição do ciclo nuclear responsável pelo VPH

É a EGCG a substância responsável por promover ação que inibe o ciclo celular que gera propagação do VPH. A mesma é ainda dotada da capacidade de estimular uma resposta celular imune para prevenir tal problema. Ou seja, quanto mais se consumir, além do chá verde, produtos dotados de catequinas e EGCG, mais rápido será o combate contra o VPH.

Todavia, a pesquisa realizada evidenciou também que os efeitos gerados por essas substâncias não ocorrem antes das seis semanas de uso. Ou seja, é importante usar este método como complemento aos tratamentos clínicos.

Por isso, é importante que, em caso de surgimento do VPH, o paciente não se automedique com o chá verde, mas que se procure uma orientação médica e faça o uso dessa bebida como tratamento auxiliar para combater o problema.

Veja mais!