Publicado por Michelle Nogueira
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A hortelã é aquele tipo de planta que todo mundo já consumiu algum alimento com tal planta na fórmula, ou ao menos já ouviu falar dela. Sua fama tão grande ocorre justamente por conta dos benefícios que suas folhas possuem. Seu chá, por exemplo, é conhecido como calmante e ótimo contra a gripe. O aroma e sabor refrescante são aproveitados das mais diversas formas, como balas, sorvetes ou antissépticos bucais.

É rica em proteínas, fibra dietética, vitamina C, vitamina B e vitamina D, além de potássio, ferro, sódio e magnésio. Apesar de ter tantos nutrientes, possui poucas calorias. Em 100 gramas, apenas 70 calorias. Ainda atua como diurético, ajuda a limpar as toxinas do sangue e a eliminar resíduos corporais. É utilizada também para o tratamento do mau hálito, pois mata as bactérias e os germes da boca. Protege os dentes e gengivas.

Ajuda as funções digestivas

A hortelã é bastante eficiente no combate dos problemas do trato digestivo, tais como náuseas, diarreias, constipação e dores de estômago. Inclusive, alguns especialistas afirmam que as folhas dessa planta podem ser utilizadas como um chá que diminui a náusea do “estômago nervoso”, ou seja, aquele enjoo comum em muitas pessoas quando viajam de carro, barco ou avião. Além disso, auxilia a digestão, uma vez que aciona o funcionamento das glândulas salivares, fortalece os órgãos digestivos e ainda impulsiona as enzimas. Por ser rica em fibras dietéticas, seu chá também pode ser utilizado por pessoas que possuem prisão de ventre, pois seus ativos equilibram os movimentos do intestino.

Hortelã é utilizada também para o tratamento do mau hálito

Foto: Pixabay

Hortelã reduz o mau hálito

Essa planta já é bastante utilizada contra o mau hálito, seja com balas, cremes dentais ou enxaguantes bucais. Saiba que o consumo do chá de hortelã também é muito eficaz contra esse problema. Há quem afirme que beber esse chá regularmente pode acabar permanentemente com os sintomas desse mal, que causa muita vergonha e é extremamente desconfortável.

Combate o resfriado

O seu aroma característico é responsável pelo tratamento das mais diversas doenças respiratórias, pois auxilia na limpeza da traqueia, e remove o bloqueio da respiração, por conta da congestão nasal. É útil contra infecções da garganta e contra a asma.

Contra o estresse

Seus agentes calmantes são muito utilizados. Existem no mercado diversos produtos contra a dor de cabeça, o estresse e a depressão que são feitos a base de hortelã. Sabonetes, óleos aromáticos e perfumes também prometem uma elevação e melhora do humor. Inclusive, é usada no tratamento da insônia, e esses produtos podem ser colocados abaixo do travesseiro para garantir uma boa e relaxada noite de sono.

Benefícios úteis contra o câncer

A menta restringe o metabolismo das células causadoras do câncer, graças a um componente conhecido como álcool perílico, que limita o crescimento dessas células. O câncer de fígado pode ser combatido com o consumo dessa planta, por conta dos seus carotenoides e retinoides. A prevenção do câncer de próstata também pode ser associada ao uso de hortelã, pois ajuda a desestabilizar a estrutura do DNA.

Precauções diversas

O consumo, apesar de favorável, deve ser evitado em excesso para não ocorrerem overdoses. Mulheres grávidas também devem furtar-se do consumo de hortelã, pois as propriedades da mesma podem relaxar o útero, aumentando o risco de abortos.

Veja mais!