Publicado por Redação

Você sabia que existem remédios naturais capazes de tratar a tireoide?  A tireoide é uma glândula que produz, armazena e libera hormônios na corrente sanguínea, que são responsáveis por controlar todo o metabolismo e homeostase do nosso corpo.

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a tireoide tem “forma de borboleta (com dois lobos), que fica localizada na parte anterior pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão (ou popularmente, gogó). É uma das maiores glândulas do corpo humano e tem um peso aproximado de 15 a 25 gramas (no adulto)”.

Sobre a importância da glândula, a SBEM afirma: “ela age na função de órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins. Interfere, também, no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes; na regulação dos ciclos menstruais; na fertilidade; no peso; na memória; na concentração; no humor; e no controle emocional. É fundamental estar em perfeito estado de funcionamento para garantir o equilíbrio e a harmonia do organismo”.

2 remédios naturais para tratar a tireoide

Algumas receitas caseiras podem ajudar a diminuir os problemas da tireoide. Como por exemplo:

O chá de nogueira preta e o musgo da Irlanda são remédios naturais para tratar a tireoide

A tireoide fica localizada no pescoço e tem “forma de borboleta (Foto: depositphotos)

1- Chá de nogueira preta

Rico em iodo, a infusão das folhas de nogueira preta vai estimular o melhor funcionamento da tireoide.

2- Chá de algas (kombu ou musgo da Irlanda)

Essa mistura de água quente e as referidas algas ajudam o metabolismo, pois estimulam a produção de hormônios e melhoram a circulação do sangue.

O que fazer para manter a saúde da tireoide

Outras atividades comuns também auxiliam na manutenção da saúde da tiroide. A primeira delas é fugir do sedentarismo e praticar algum exercício físico.

Veja também: Os melhores remédios naturais para tratar a tireoide

Isso vai fazer com que o seu sangue circule mais e que os nutrientes fiquem mais tempo no organismo.

Entre as práticas recomendadas estão a caminhada, corrida, pedaladas e outros tipos de atividades que são consideradas de baixo impacto e para iniciantes. Para aqueles que não podem fazer exercícios físicos, é recomendada algumas ações naturais como praticar ioga ou meditação.

Porém, antes de tomar qualquer remédio caseiro ou praticar qualquer atividade é importante que você procure uma orientação médica e busque sempre a orientação de profissionais especialistas.

Problemas na tireoide: sintomas

Os principais sintomas de problemas na tireoide estão o cansaço, rosto inchado ou sem cor, o aumento de peso excessivo e rápido, a pele seca, a voz rouca, incômodos nas articulações, colesterol desregulado e, especialmente nas mulheres, muito sangue durante os dias de menstruação.

Veja também: Quais remédios caseiros tomar para indisposição e cansaço

Além disso, enjoos, palpitações, irritabilidade, queda de cabelo e diarreia também podem indicar problemas na glândula.

Veja mais!