Publicado por Redação

Comer bem é fundamental para manter a saúde em dia. O café da manhã é uma das principais refeições do nosso cardápio e deve conter ingredientes chaves para que a nossa rotina seja a mais produtiva possível.

Em geral, todas as frutas são indicadas para comer logo pela manhã. Porém, algumas podem incomodar as pessoas que têm alguns problemas de saúde.

Contudo, uma fruta sempre deve ser substituída por outra no café da manhã. Por exemplo, quem tem problemas digestivos deve evitar alimentos muito cítricos com o estômago vazio. Por isso, antes de caprichar no abacaxi, coma algo para evitar dores posteriores.

Se você tem o intestino preso, evite banana e troque pelo mamão. Já se está sofrendo com uma dor de barriga, consuma maçã ou banana. Se a sua preocupação é com a prevenção de doenças sérias, como o câncer, coma no café da manhã bastante frutas vermelhas, como morango, melancia, maçã com casca, mirtilo, cereja etc.

Como consumir mais frutas no café da manhã

O importante é sempre consumir alguma fruta no café da manhã

Frutas cítricas devem ser substituídas por opções menos abrasivas (Foto: depositphotos)

Vitamina

Se você não é muito adepto do consumo de frutas in natura, existem alguns truques que podem suprir essa carência sem, no entanto, lhe obrigar a comer do jeito que você não gosta. Já pensou em uma vitamina batida com leite?

Reúna banana, mamão e maçã, leite e bata tudo de uma vez só. Se preferir, adicione um pouco de açúcar ou mel ou ainda um cereal mais fino como aveia ou algum cereal. É uma forma de você contar com os nutrientes da fruta de forma mais diferente.

Veja também: Laranja faz mal para gastrite? Fique sabendo

Frutas assadas

Outra ideia é você assar algumas frutas, como a banana ou o abacaxi, ambas ficam uma delícia quentinhas com canela, condimento poderoso ajuda a combater e prevenir inúmeras doenças.

Salada de frutas

A salada de frutas é clássica, mas é muito atraente. Já que fica mais difícil comer todas as frutas no café da manhã, essa é uma ótima forma de aproveitar um pouquinho de cada uma. E a dica é: deixe sua salada de frutas bem molhadinha com suco natural de alguma fruta mais ácida, vai ajudar a equilibrar o sabor.

Smoothie

Se você é fã de milk shake vai adorar o smoothie. Ele é uma espécie de sobremesa, só que muito mais saudável, pois no lugar do sorvete de massa para dar cremosidade, é utilizado o iogurte natural. Uma ótima combinação para o seu café da manhã: lácteo mais fruta! Pegue uma fruta da sua preferência e bata no liquidificador junto ao pote de iogurte. Fica cremoso e é uma delícia!

Sucos

Os sucos também são ótimas ferramentas para usufruir os benefícios das frutas. Portanto, se você quer praticidade, faça sucos de frutas naturais. Esqueça o açúcar e adapte o seu paladar para o sabor natural da bebida. Se você não tiver tempo de preparar as frutas todos os dias para o suco natural, faça a polpa e congele. Todos os dias, você consome um pouco dela.

Frutas desidratadas

As frutas desidratadas também são uma maneira de consumir mais frutas, mas com um adendo: elas contêm bastante açúcar natural da fruta, a frutose. Em compensação, ela possui uma concentração alta de nutrientes e fibras. As frutas secas são ótimas para quem tem o tempo muito corrido, não tem problemas com a balança e precisa de algo mais durável e fácil de armazenar.

Veja também: Abacate faz mal para o estômago? Saiba e entenda

Frutas secas

Frutas secas. Essas passam por um processo diferente das desidratadas que, como o próprio nome já diz, é retirado toda a água. As frutas secas são ótimas para o intestino, mas também são ricas em calorias. Maneire no seu consumo.

Frutas com casca no café da manhã?

O suco de abacaxi feito com as cascas da fruta é saboroso e agrega ainda mais nutrientes à bebida

As cascas são ricas em nutrientes e podem ser consumidas em muitas receitas (Foto: depositphotos)

Sim. Por que não? As cascas das frutas têm um alto poder nutritivo e já passou do tempo de você começar a aproveitar cada pedacinho da sua fruta preferida. Aproveitar a casca das frutas é um hábito muito saudável, além de contribuir para a conscientização do desperdício mínimo.

No seu café da manhã faça um delicioso suco de abacaxi com casca. Além de nutritivo você acaba com a tortura que é descascar a fruta. Duvido que você goste de descascar! O mesmo vale para o kiwi. Vai fazer suco da fruta? Bata com tudo! A casca do kiwi tem três vezes mais antioxidante do que a polpa. Mas cuidado: algumas pessoas têm alergias ao pelinho da casca e fica se coçando. Se for o caso, melhor não arriscar.

A casca da banana é ótima para fazer farofas, recheios de bolo e até doce! Lave-a muito bem, afinal é ela que protege a fruta durante todo o percurso até chegar à sua mesa. Para o café da manhã, faça a vitamina com a casca! Você vai adorar!

Veja também: Comer melancia à noite faz mal? Descubra

Você percebeu como dá para incluir no seu café da manhã muitas frutas? Existem diversos meios de consumi-la: na forma de sucos, assadas, cremosas e em saladas. Comece hoje mesmo a incluir esses alimentos na sua dieta e tenha uma vida mais tranquila e duradoura.

Veja mais!