Publicado por Ana Ligia
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Você já deve ter ouvido falar que as pessoas que optam pelo veganismo passam fome. Além disso ser um grande mito, só confirma a falta de conhecimento que existe sobre a população vegan.

Também é comum as pessoas associarem a dieta vegana com a vegetariana, o que é um equívoco. Essas e outras dúvidas são bem comuns para a grande maioria das pessoas.

E para desmistificá-las, confira os 10 maiores mitos e verdades sobre o veganismo, elaborado por Albert Kribely, fundador de uma empresa de preparo de comida vegana.

Mitos e verdades sobre o veganismo

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Foto: Pixabay

Vegetarianos e veganismo são a mesma coisa?

O vegetarianismo pode ser adotado por diversos motivos: saúde, religião, ética, entre outros. Já o principal foco do veganismo é a questão ética pela não exploração dos animais. Quem é vegan opta por não consumir nenhum produto de origem animal. Por exemplo, carnes, leite e derivados, ovos, mel, lá, casacos de pele, etc. Já o vegetarianismo não consome carne, porém é permitido outros produtos de origem animal, como laticínios e ovos.

Veganos têm deficiência de cálcio?

Mito. Apesar do leite da vaca ser uma fonte rica de cálcio, ela não é a única. Hoje em dia existe uma infinidade de leites vegetais fortificados que possuem um alto teor de cálcio e nutrientes que são equivalentes ao leite da vaca. Alimentos como tofu, couve e brócolis também são excelentes fontes de cálcio.

Consumir grandes quantidades de soja faz mal para à saúde?

Mito. Apesar de nada em excesso fazer bem, é sim permitido consumir soja em grandes quantidades. Mas é necessário manter um alimentação equilibrada e completa e não ficar dependendo apenas dela. É preciso ingerir folhas, vegetais e frutas.

Veganismo faz mal para a saúde?

Mito. Muito pelo contrário. As pessoas que optam por serem veganas apresentam menos quantidade de colesterol no organismo e são menos propícias a desenvolverem câncer.

Veganos perdem peso com facilidade?

Mito. Uma dieta vegana não possui um baixo teor de gordura, consequentemente não garante a perda de peso com maior facilidade. É possível usar a dieta vegana para perder peso, se junto a ela houver uma rotina regular de exercícios.

Crianças podem ser veganas?

Verdade. Desde que a dieta seja muito bem planejada e acompanhada por nutricionista, as crianças podem sim fazer parte da comunidade vegan.

Vegano não consome proteína?

Mito. Assim como o cálcio no leite, não é apenas a carne que é uma fonte de proteína. Existem várias proteínas que são de origem animal e que podem ser encontradas em alimentos como grão-de-bico, feijão, lentilha, cogumelo, brócolis, soja, amêndoas e nozes.

Quem é vegano também adoece?

Verdade. Quem é adepto a dieta vegana não está imune das doenças. O que acontece é que essas pessoas ficam doentes com menos frequência do que quem não leva o mesmo estilo de vida. Isso tudo graças a alimentação saudável e equilibrada que ajuda a reforçar a imunidade.

Veganos têm mais dificuldade em ganhar massa muscular?

Mito. Combinar cereais (arroz, aveia, milho, entre tantos outros) com leguminosas (feijão, soja, etc) é uma ótima forma de conseguir adquirir a quantidade de proteínas que são encontradas nas carnes e ovos.

Dieta vegana é mais cara?

Mito. Existem diversos produtos no mercado que possuem um preço mais acessível.

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