Publicado por Redação

Quem optar por ter uma alimentação mais saudável e escolhe comer frequentemente frutas e verduras, sabe a dificuldade que muitos têm em saber qual dos alimentos está apropriado para ser levado para casa ou a hora certa de consumi-los.

E a única forma de conseguir obter todas as propriedades que uma fruta oferece é consumindo-a de forma apropriada. Caso um alimento que já tenha passado do ponto seja ingerido, no lugar do organismo se beneficiar com isso ele pode acabar saindo prejudicado.

Não seria diferente com o abacate. O alimento rico em gorduras saudáveis, vitaminas A, do complexo B, C e E, cobre, manganês, magnésio, fósforo, potássio e zinco deve estar no ponto certo na hora de ser usado.

Como escolher abacate

Para usufruir dos nutrientes do abacate é preciso saber escolhê-lo corretamente

O abacate é rico em nutrientes podendo evitar várias doenças (Foto: depositphotos)

Cor

O abacate pode ter vários tons diferentes de verde que mudam de acordo com cada tipo de fruta. O chamado Hass da Califórnia vai ficando com um tom mais escuro a medida que vai amadurecendo.

Já o abacate da Flórida tem tons mais claros. O verde da fruta tem tom quase amarelo, mesmo quando ele está mais maduro.

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Tato

Se você não sabe diferenciar os dois tipos abacate, uma regra geral para conseguir saber se a fruta está adequada ou não para o consumo é pelo tato.

Segure a fruta com a mão e aperte levemente, de preferência sem usar a ponta dos dedos. O abacate ideal para o consumo não deve nem ceder demais nem de menos ao aperto. Caso ele esteja muito mole, isso é um sinal de que ele já passou do ponto. Já o muito duro quer dizer que ele ainda levará alguns dias para amadurecer.

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Peso

Sinta também o peso da fruta. Aqueles abacates que estão mais pesados significam que eles estão em ótimas condições para o consumo.

Você pode comprar um abacate que ainda não está maduro e esperar até que ele fica propício. Para isso, deixe a fruta em sua fruteira ou em algum lugar com temperatura ambiente. Faça o teste do tato ou verifique pela cor se ele já está pronto para ser usado em receitas, vitaminas, saladas ou consumido in natura.

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