Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O pepino é um vegetal conhecido pelo seu sabor ameno e agradável, sendo bastante utilizado no preparo de saladas, acompanhado de outros vegetais e hortaliças, e sopas. Saudável e nutritivo, este vegetal proporciona inúmeros benefícios para o nosso organismo. Dentre as suas propriedades, destacam-se a grande quantidade de água e o baixo teor de calorias.

Propriedades do pepino

Por conter pouquíssimos hidratos de carbono, o pepino é um vegetal que possui baixo teor energético. Cerca de 97% do peso deste alimento é composto por água e contém apenas 13 calorias por cada 100 gramas, sendo uma ótima opção para ser incluída no cardápio daqueles que desejam emagrecer.

Além de água, o que também nos ajuda a hidratar, o pepino também contém carboidratos, fibras alimentares, vitaminas A, B, C e K, além de minerais como cálcio, magnésio, potássio, fósforo, zinco, fluoreto e sílica. As vitaminas proporcionam energia e atuam no bom funcionamento sistema imunológico; alguns minerais suavizam e melhoram o aspecto da pele.

Desfrute dos benefícios do pepino para o intestino, pele e articulações

Foto: Pixabay

Benefícios do pepino

Devido às suas propriedades, o pepino proporciona inúmeras vantagens para a nossa saúde. Confira a seguir os benefícios do pepino:

Excelente para hidratar

Por conter mais de 90% de água, o pepino é ideal como complemento para a hidratação diária que o nosso organismo necessita.

Facilita o trânsito intestinal

Este legume possui elevadas quantidades de fibras que ajudam no correto funcionamento do trânsito intestinal, evitando problemas de prisão de ventre. Devido às suas propriedades diuréticas, este alimento também é indicado para eliminar o excesso de líquidos e toxinas do organismo, sendo um bom remédio natural para os indivíduos que têm os níveis de ácido úrico altos, que sofrem com retenção de líquidos ou hipertensão.

O consumo regular de pepino também ajuda a dissolver cálculos renais.

Aliado da pele

O seu teor em vitamina C, juntamente com os ácidos ascórbico e cafeico presentes na casca do pepino, tornam este alimento em um grande aliado da pele. Assim sendo, a sua aplicação ajuda a reduzir o inchaço ou inflamação das bolsas nos olhos, por exemplo.

Além disso, o pepino também pode ser usado para aliviar a dor causada por queimaduras solares.

Melhora as articulações

Devido à presença de silício, o consumo de pepino fortalece as nossas articulações, pois o mineral é o responsável por fortificar os nossos tecidos conectivos.

A água de pepino (preparada com água, pepino e um pouco de açúcar), com a adição de um pouco de suco de cenoura, pode ajudar na redução das dores produzidas pela gota e pela artrite, pois reduz o ácido úrico. Além disso, a bebida aumenta o consumo de vitaminas e minerais muito benéficos à nossa saúde.

Remédio natural para ressaca

Caso você tenha exagerado no consumo de bebidas alcoólicas, recomenda-se a ingestão de algumas fatias de pepino antes de dormir. Devido ao teor de eletrólitos, vitamina B, açúcar e água, este vegetal torna-se um bom remédio natural para ressaca.

Perda de peso

Devido à grande quantidade de água e poucas calorias, o pepino é um alimento indicado para quem deseja perder peso.

Veja mais!