Publicado por Michelle Nogueira
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As frutas roxo-escuras da família Vaccinium, que são popularmente conhecidas como arando, mirtilo e airela, merecem uma atenção especial, e devem ser comidas com mais frequência. Isso por conta do seu grande valor nutricional e terapêutico. Diferentemente de alguns anos atrás, hoje em dia é mais fácil de encontrar, pois as frutas de bagos cultivadas estão mais disponíveis no mercado. O arando e o mirtilo têm sabor refrescante e único.

Valores nutricionais

Levando como base o valor de 100 g de arando fresco, temos:

  • Calorias – 30
  • Kjoules – 128
  • Vitaminas B – boa quantidade
  • Fibras (g) – 1,8
  • Vitamina C (mg) – 17

Benefícios à saúde

Entre os diversos benefícios contidos na fruta arando, podemos destacar:

  • Melhora na circulação capilar;
  • Pode ser usada contra problemas de visão, além de melhorar a visão noturna;
  • Impulsiona o sistema imunológico, aumentando as defesas do corpo;
  • Combate infecções do aparelho urinário;
  • É um remédio tradicional contra a diarreia.
Desfrute dos excepcionais benefícios da fruta arando

Foto: Reprodução/ internet

Propriedades terapêuticas

  • Capilares sanguíneos – Os flavonoides presentes no arando fortalecem os capilares sanguíneos e melhoram toda a circulação. Pode ajudar a prevenir e a tratar problemas como frieira, varizes e a má circulação em diabéticos.
  • Problemas visuais – O extrato de arando tem se mostrado eficaz no tratamento de vários problemas visuais. Estudos têm apresentado que o extrato de arando tomado junto com 20 mg de betacaroteno por dia pode auxiliar na adaptação à luz e na visão noturna.
  • Imunidade – Ajuda o corpo a resistir contra doenças. Os flavonoides antocianinas têm ações antioxidantes, anti-infecciosas e anti-inflamatórias.
  • Infecções urinárias – O arando contém o mesmo composto que existe na uva-do-monte (cranberry). Esse composto evita que as principais bactérias causadoras de infecções urinárias se prendam nas paredes da bexiga.
  • Diarreia – Comer arando fresco ou seco (cozido no vapor ou como chá) é um antigo remédio para tratar diarreia.

Quanto comer?

Qualquer quantidade de arando, ingerida crua ou cozida, ajudará a fortalecer os capilares ou pequenos vasos sanguíneos. Para prevenir ou tratar enfermidades, os naturopatas sugerem uma porção diária da fruta ou dois copos pequenos de suco. Ainda pode ser ingerido como chá, feito com 15 g das frutas vermelhas secas ou 60 g, se as frutas estiverem frescas, juntamente com 250 ml de água fervente.

Cozinhando com o arando

O arando e o mirtilo são deliciosos puros ou misturados com outras frutas em uma salada. Tradicionalmente, são adicionados a panquecas e muffins. O arando é uma fruta delicada, por isso, deve ser cozido por apenas alguns minutos para que possa reter o sabor. Acredita-se que mesmo na sua forma cozida, essa fruta não perca suas qualidades terapêuticas.

É possível ainda fazer uma deliciosa pasta com essa fruta, que se come sozinha, ou acompanhando pratos doces ou salgados. Deixe no freezer até o uso.

Como escolher e armazenar?

O arando fresco é melhor no verão, e se conserva bem se for congelado. Para fazer o suco, procure utilizar um processador de alimentos. Mesmo que frutas de bagos congeladas, enlatadas, envasadas e secas sejam boas, busque as frescas. Essas frutas vão ter um potencial de sabor bem maior se comidas na temperatura ambiente.

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