Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Nos dias de inverno, passamos a trocar as saladas e alimentos saudáveis por comidas mais quentes e calóricas, mas isso pode trazer resultados negativos e desestimulantes. Uma boa solução para esse problema é a dieta dos chás.

Dieta do chá das três ervas

Excelente para aquecer seu corpo no inverno, o chá das três ervas ajuda a confortar o estômago e eliminar peso e medidas. Consuma três a quatro xícaras de chá de cada uma das ervas: termogênicas, desintoxicantes e diuréticas. É importante, no entanto, manter uma dieta equilibrada e com poucas calorias para obter melhores resultados. Para que você possa preparar os chás, separamos em uma lista as ervas de cada tipo que podem ser usadas.

Dieta dos chás

Foto: Reprodução

Termogênicas

As ervas termogênicas possuem efeito queima gordura com a aceleração do metabolismo, ou seja, fazem com que ele funcione mais rapidamente aumentando a queima das calorias e gorduras.

  • Boldo, carqueja, chás verde, branco e vermelho, casca de laranja amarga, fucus, guaçatonga, hibisco e salsaparrilha.

Desintoxicantes

As ervas desintoxicantes ajudam a capturar, e eliminar por meio da urina, a gordura e as toxinas que sobram do processo metabólico, substâncias que atrapalham o funcionamento do sistema linfático.

  • Alecrim, bardana, camomila, capim-cidreira, cardo-santo, centelha, coentro, dente-de-leão, erva doce, espinheira-santa, hortelã e sálvia.

Diuréticas

Com ação favorecedora do trabalho dos rins na filtragem da linfa, que é o líquido pelo qual as impurezas saem do organismo, as ervas diuréticas facilitam a eliminação das toxinas da urina e combatem o inchaço.

  • Alfafa, borragem, cabelo de milho, cavalinha, quebra-pedra e sete sangrias.

Calmantes

As ervas calmantes agem no sistema nervoso central, diminuindo a ansiedade, que pode ser responsável pela compulsão por comida.

  • Alecrim, hortelã, capim-limão, camomila, melissa, jasmim, mulungu e aniz.

Como consumir?

Caso você opte por fazer combinações entre as ervas, fique atento às que se complementam, e não se anulam. Confira algumas sugestões de misturas que potencializam os efeitos das ervas.

  • Chá branco com hibisco e cereja

Possui ação desintoxicante eliminando gorduras e toxinas, e melhorando o funcionamento do intestino.

  • Chá de dente-de-leão com centelha e alfafa

Sua ação é diurética e ajuda a drenar o excesso de líquido, além de eliminar as toxinas.

  • Chá verde com boldo e cavalinha

Com ação termogênica, o chá acelera a queima de gordura, além de auxiliar na limpeza das toxinas.

  • Chá de carqueja com centelha e cavalinha

Diurética, essa bebida melhora o funcionamento do fígado ajudando a diminuir o volume da barriga.

  • Chá de dente-de-leão com chá verde e hibisco

Com ação termogênica, a combinação dessas ervas em chá acelera a queima das gorduras e melhora o metabolismo do açúcar e da gordura, evitando que elas aumentem a cintura.

Como preparar?

Todos os chás citados acima devem ser preparados seguindo a receita:

Coloque uma colher de sopa de cada uma das ervas – exceto quando houver chá verde, esse deve ser usado em uma quantidade menor, de apenas uma colher de sobremesa – em um recipiente. Em outro recipiente, coloque um litro de água e leve ao fogo até ferver. Em seguida desligue e jogue sobre as folhas e deixe descansar tampada por dez minutos, e consuma sempre nos intervalos das refeições.

Veja mais!