Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A tão comentada dieta Dukan foi criada por um nutrólogo francês chamado Pierre Dukan, daí o nome. O profissional lançou um livro que vendeu 3,5 milhões de cópias na França, passando a ser conhecido no mundo todo.

A dieta criada por ele garante a perda rápida de peso, e sua manutenção durante o resto da vida, e isso chamou atenção de muitas pessoas, inclusive famosas. Conheça a dieta dividida em quatro fases e suas peculiaridades responsáveis pelo emagrecimento.

Dieta Dukan

Foto: Reprodução

1ª fase

A primeira fase consiste na preparação do organismo para entrar no ritmo de emagrecimento. Durante essa fase, conhecida como ataque, são permitidos alguns alimentos apenas:

Carnes magras, carnes brancas, peixes, frios (presunto magro, presunto de frango e peito de peru light) à vontade. No entanto, outros devem ser consumidos em porções máximas: ovos, até dois por dia, e laticínios, sempre 0% gordura e desnatados, e duas porções diárias. Além disso, é essencial que você consuma entre dois e três litros de água por dia. Chá e café também são permitidos, mas, é claro, sem açúcar. Para preparar os alimentos, você pode usar ervas, alhos e cebola, e o mínimo de gordura para preparar.

2ª fase

Conhecida como cruzeiro, a segunda fase tem a inserção de legumes e verduras, com exceção da batata. Estes, apesar de poderem ser consumidos à vontade tem uma restrição: não são todos os dias, mas sim dias alternados. Continue consumindo a mesma quantidade de água.

3ª fase

Você somente irá começar a terceira fase se você emagreceu tudo o que você precisa. O tempo de duração dessa fase, chamada consolidação, deve ser calculado de acordo com o peso que você perdeu. Para cada quilo perdido, você ficará 10 dias nessa etapa. Por exemplo, se você perdeu 5 kg, 5 x 10 = 50 dias.

Durante essa fase você pode introduzir as frutas e duas fatias de pães, uma vez ao dia. Os tubérculos e cereais integrais também podem ser inseridos, mas apenas em duas refeições na semana.

4ª fase

Finalmente você está com o peso que queria e em fase de estabilização. Nessa fase, todos os alimentos são permitidos, e você pode voltar a ter uma alimentação normal, mas, é claro, sem excessos. A única coisa exigida é que você repita, uma vez na semana, o cardápio da primeira semana, só com proteínas. De acordo com o nutrólogo Dukan, esse é o segredo para nunca mais engordar.

Além de tudo que foi dito, o consumo de farelo de aveia é obrigatório durante toda a dieta. Na primeira fase, consuma 1 colher e meia de sopa por dia. Durante a segunda fase, consuma duas colheres de sopa por dia, na terceira fase duas colheres e meia, e na quarta fase, ou seja, durante toda a vida, tome como hábito o consumo de três colheres de sopa por dia. Este alimento é indicado por ser rico em fibras, ajudando a reduzir o colesterol e a melhorar a digestão e o funcionamento do intestino.

Veja mais!