Publicado por Redação

Você já ouviu o ditado popular “não julgue um livro pela capa”? Essa expressão faz mais sentido do que você imagina, principalmente se tratando de saúde física ou mental. É muito comum relacionar altos níveis do mau colesterol, triglicérides e glicose apenas a pessoas que estão acima do peso ideal.

Infelizmente não é tão simples assim. Esses não são problemas que podem ser detectados vendo apenas a aparência externa das pessoas. Até mesmo pessoas magras e que parecem perfeitamente saudáveis a principio podem ter níveis elevados ou muito baixos dessas substâncias.

Grande parte disso se deve a falta de informação das pessoas sobre o que realmente é, para que serve e o que faz o nível delas aumentar ou diminuir no corpo.

Diminua os níveis de colesterol e triglicérides com apenas um suco

Foto: depositphotos

Confira uma breve explicação sobre cada uma delas a seguir:

Colesterol

Demonizado por muitas pessoas, o colesterol é na verdade uma substância muito importante para o funcionamento do corpo humano, mas assim como qualquer coisa, o seu excesso ou sua escassez fazem mal. Ele é um tipo de gordura que serve como componente estrutural para as membranas celulares que estão espalhadas por todo o nosso corpo.

Ele também é importante para a produção de hormônios esteroides (testosterona e progesterona), vitamina D e ácidos biliares.

No nosso corpo existem dois tipos de colesterol, o HDL e o LDL que são popularmente chamados de bom colesterol e mau colesterol, respectivamente. O HDL é chamado de bom pois retira a gordura dos tecidos e artérias, impedindo que eles virem placas que vão dificultar a circulação do sangue e em seguida, manda tudo para o figado para que seja metabolizado e excretado pelo intestino.

Já o LDL favorece o acumulo de gordura nessas regiões, por isso é chamado de mau e seus altos níveis estão associados a doenças cardíacas.

Os principais alimentos responsáveis pelo aumento do LDL e a diminuição do HDL são os de origem animal, como gema de ovo, bacon, torresmo, salame, linguiça, alguns laticínios como creme de leite, nata, manteiga e o excesso de ingestão carnes.

Triglicérides

Também chamados de triglicéridos ou triglicéridos, são a forma mais comum de gordura do corpo humano.

Tem como sua principal função fornecer energia ao organismo e quando estão em níveis elevados, ele vão se acumulando nos tecidos adiposos, que ficam abaixo da pele para serem usados no futuro, se necessário. Toda aquela gordura vista principalmente nos quadris e na barriga são triglicérides em excesso que estão armazenados.

Os principais responsáveis pelo aumento dos níveis de triglicérides no sangue são os carboidratos como pães, doces e massas ingeridas em excesso (principalmente os que são feitos com farinha branca).

Glicose

A glicose é um açúcar simples que é a principal fonte de energia utilizada pelo organismo do corpo humano. Seus níveis são controlados pelo pâncreas, que produz um hormônio chamado insulina que é o que transforma a glicose em energia. Tanto o excesso como a falta do açúcar no sangue pode causar problemas.

A hipoglicemia é causada por baixos níveis de glicose no sangue. Ela possui alguns sintomas, que são: taquicardia, sudorese, tremores e palidez. Enquanto o excesso de glicose no sangue é chamado de hiperglicemia e possui como principais sintomas: visão turva, cansaço, sede em excesso e poliúria. A mudança nos níveis de glicose está diretamente relacionada a produção de insulina que está comprometida.

Por ser um açúcar, a glicose é encontrada em alimentos doces que vão desde as saudáveis frutas, até os refrigerantes. Também está presente nos amidos como a batata, farinha, arroz e milho e em carboidratos, os mesmos onde estão presentes os triglicerídeos.

Tratamento

Os altos e baixos níveis das três substâncias estão diretamente relacionadas principalmente a rotina alimentar das pessoas. Então o ideal além de procurar um profissional adequado para que possa orientá-lo, é adotar uma alimentação mais saudável e balanceada e uma rotina de exercícios.

Uma forma de trabalhar ainda mais a normalização das taxas é com o uso de chás ou sucos específicos para esse fim.  Confira a seguir uma receita de suco 3 em 1 muito simples de ser preparado e que vai te ajudar a lidar com esses três problemas.

Ingredientes

  • Meia colher (de sopa) de farinha de berinjela;
  • Meia colher (de sopa) de farinha de maracujá;
  • Meia colher (de sopa) de farinha de banana verde;
  • Meia colher (de sopa) de farinha de maçã;
  • 1 copo de água de coco.

Modo de preparo

O procedimento é muito simples, basta misturar tudo e bater no liquidificador. O recomendado é que sejam bebidos um copo do suco duas vezes ao dia.

Veja mais!