Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O emagrecimento tem se tornado um objetivo de muitas pessoas, e a busca pela perda de peso só aumenta a cada dia. Além das dietas e exercícios físicos, homens e mulheres buscam alimentos que possam auxiliar nesse processo, seja eliminando líquidos retidos, saciando a fome ou dando mais disposição para a prática de exercícios. Conheça o edamame, um alimento que auxilia no emagrecimento.

Edamame, um grande aliado do emagrecimento

Foto: Reprodução

Você sabe o que é edamame?

Edamame é o nome que recebem os grãos da soja que ainda não amadureceram. Para obtê-los, as vagens da soja são colhidas ainda verdes e fervidas em água por vinte minutos. Com sabor parcialmente amargo e aparência semelhante às ervilhas, seu valor nutricional é o mesmo da soja comum, mas tem a vantagem de não desregular o colesterol, como a carne, ovo, leite e derivados, que tem valor semelhante.

Benefícios e propriedades

Além dos benefícios da soja comum, o edamame possui mais compostos bioativos, que são eficazes no tratamento alternativo para sintomas da menopausa. O alimento é rico em fibras, vitaminas A, B e C, minerais como cálcio, fósforo e potássio, além de saponinas e ácido fítico.

Pouco calórico, o alimento é excelente para quem precisa de energia para exercícios físicos e busca o emagrecimento. É indicado para melhorar a saúde da visão, estabilizar o sistema nervoso, aumentar a defesa do corpo, regular o intestino e melhorar a absorção do ferro, zinco, magnésio e cálcio. Além disso, ajuda a combater a retenção de líquidos eliminando inchaços, previne tumores, aterosclerose, problemas cardíacos e reduz o colesterol ruim e a pressão arterial.

Edamame e o emagrecimento

Rico em nutrientes, o edamame acelera o metabolismo, auxiliando no processo de remoção de impurezas e no melhor funcionamento intestinal. Além disso, ajuda a aumentar a disposição, de forma que estimula a prática de exercícios físicos. Como já foi citado acima, o edamame ainda auxilia na eliminação da retenção de líquidos, diminuindo medidas. É eficaz no emagrecimento, também devido à saciedade que proporciona após seu consumo, auxiliando no controle da alimentação excessiva, inclusive quanto aos doces.

Formas de consumo

Facilmente encontrado em mercados, congelado, o edamame deve ser fervido em água com uma pitada de sal, durante cinco a dez minutos. Pode ser consumida como aperitivo, principalmente para quem está consumindo bebidas alcoólicas, uma vez que ajuda a diminuir os malefícios do álcool no sangue. Além disso, o edamame pode ser usado para saladas, sopas, acompanhamentos e diversos outros pratos. Para conservar, mantenha em um saco plástico bem fechado e leve ao  refrigerador.

Veja mais!