Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A toranja, também conhecida como grapefruit, é uma fruta que pode ser utilizada para fins terapêuticos, pois as suas propriedades auxiliam no tratamento de diversas condições de saúde.

Uma das melhores formas de se aproveitar os benefícios da toranja é pelo preparo do suco da fruta, que fornece uma grande quantidade de nutrientes essenciais para a saúde geral do nosso organismo.

Propriedades e benefícios do suco de toranja

Dentre as propriedades do suco de toranja estão a sua ação estimulante, adstringente, depurativa, antisséptica, digestiva, tônica e aromática. No geral, os sucos cítricos são bons para quem deseja perder peso, mas os benefícios do suco de toranja vão muito além.

Emagreça e combata doenças com o suco de toranja

Foto: depositphotos

Assim como a maioria das frutas cítricas, a toranja contém grande quantidade de vitamina C, nutriente que fortalece o sistema imunológico, regula os níveis de colesterol e protege o organismo de doenças cardiovasculares e dos olhos. Por ser rica em vitamina C, a grapefruit também auxilia na elasticidade e resistência das artérias e estimula a produção de colágeno.

De sabor doce e picante ao mesmo tempo, o suco de toranja também é um excelente produto natural para incentivar o processo de desintoxicação, eliminando as toxinas que se acumulam no corpo.

Esta bebida com propriedades medicinais também pode auxiliar os pacientes na recuperação de febres, além de proporcionar alívio para aqueles que lutam contra a artrite. Por conter ácido salicílico, que ajuda na quebra do cálcio inorgânico, que se acumula na cartilagem articular e causa a artrite, o suco de grapefruit ajuda a prevenir a doença.

De acordo com pesquisas realizadas, o suco de toranja pode ser benéfico para interromper o desenvolvimento de células cancerígenas, atuando principalmente contra o câncer de mama.

Rico em minerais, tais como ácido fólico, cálcio, fósforo e potássio, o suco da grapefruit também pode ser utilizado em casos de pressão arterial elevada. O consumo frequente do suco de toranja ainda pode incentivar a aparência saudável da pele, evitando problemas como a acne.

Devido às suas propriedades, o suco de toranja é indicado para tratar falta de apetite, depressão, má circulação, cálculos biliares, cansaço, pele oleosa, acne, dor de garganta e má digestão.

Suco de toranja: como preparar?

Preparar o suco de toranja é muito simples: basta extrair o sumo da fruta no espremedor e consumi-lo puro, sem adição de água, açúcar ou qualquer outro produto adoçante.

Se você preferir, pode utilizar pedras de gelo e/ou folhas de hortelã para deixar a bebida mais refrescante.

Cuidados

A toranja é contraindicada para indivíduos que utilizam medicamentos com terfenadina, como o Teldane. Quem sofre de colesterol alto e já toma remédios para controlar o problema também não deve ingerir o suco de toranja, pois não é recomendada a utilização da bebida em paralelo a medicações.

Outros medicamentos que não devem ser misturados com este suco incluem aqueles que servem para tratar alergias, impotência, depressão, epilepsia e palpitação cardíaca. Lembre-se que, antes de consumir quaisquer produtos naturais, o mais indicado é consultar um especialista.

Veja mais!