Publicado por André Luiz Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Uma sensação que acomete praticamente toda mulher durante o período de gestação é o famoso enjoo. Na maioria dos casos, estima-se que em 70%, esse fenômeno leva um período de até três meses paralelo à gravidez, e ocorrem com maior frequência sempre após o café da manhã.

Entretanto, há relatos de gestantes que afirmam que essa sensação se fez presente durante os nove meses da gestação. Mas, independente do caso, o que importa é se atentar para alguns alimentos que podem agir como inibidores do enjoo na gravidez.

Cardápio ideal

Como as náuseas em grávidas surgem, geralmente, no período matinal é importante que a gestante tenha sempre na mesa de cabeceira alguns biscoitos de água e sal. A dica é consumir um ou dois antes de se levantar para tomar o café da manhã.

E engana-se a gestante que pensa que ficar em jejum por muito tempo ajudará a evitar a sensação de enjoo. A orientação é realizar uma dieta fracionada, comendo quantidades mínimas a cada três horas. É importante também, sempre depois de grandes refeições, evitar deitar-se.

Mulheres grávidas que têm intolerância ao leite devem evitar o consumo desse líquido. Uma alternativa é substituí-lo por um dos seus derivados, a exemplo do iogurte, o mais indicado nesses casos, uma vez que o mesmo é mais facilmente digerido pelo organismo e possui a quantidade essencial de cálcio.

Enjoo na gravidez - Alimentos que evitam essa sensação

Foto: Reprodução

O consumo de alimentos gordurosos, muito doces e condimentados deve ser banido. Alimentos temperados suavemente são bem-vindos, assim como verduras e legumes cozidos, carnes magras, sopas, macarrão e purê.

A hidratação do organismo com água, sucos leves e frutas com caldo é uma boa indicação. Frutas ácidas como limão, kiwi, abacaxi, laranja, entre outras, são as mais recomendadas para aliviar as náuseas.

O chá de gengibre também é um bom aliado no combate ao enjoo na gestação. E ao contrário do que algumas teorias populares afirmam, de que o gengibre é proibido durante a gravidez, não existe qualquer estudo médico que comprove tal contraindicação.

Orientações rápidas

  • Ingerir biscoitos de água e sal antes de levantar da cama
  • Se alimentar em pequenas quantidades a cada três horas
  • Evitar alimentos gordurosos
  • Não deitar após as refeições
  • Hidratar bem o organismo
  • Consumo da bala ou chá de gengibre pode aliviar a sensação de náusea

Veja mais!