Publicado por Robson Merieverton
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Definitivamente, a acne é um problema que tira muita gente do sério. Comumente identificada na região do rosto, a acne é causada por uma inflamação da pele causada por um desequilíbrio hormonal.

Porém, a acne não está restrita a essa região. Em alguns casos, ela aparece nas costas, causando igual ou maior transtorno.

Grande parte dos transtornos causados pela acne não se restringe ao estético, sobretudo na região das costas em específico. Seu aparecimento pode está ligado a dor e inflamação recorrentes. Mas, para se ver livre dela, existe uma solução bem prática e fácil, que vem a partir da utilização do própolis.

Porque nas costas?

Especialista indica produto natural para eliminar espinhas nas costas

Foto: depositphotos

O aparecimento das espinhas nas costas acontece, principalmente, na parte superior. Isso ocorre devido à quantidade de glândulas sebáceas que a região apresenta, se comparado ao restante das costas. Além do mais, outros fatores contribuem para que isso aconteça. Entre os mais comuns podem ser citados: uso de cremes para cabelo sem enxágue, hidratantes e filtros solares oleosos.

Nesse caso, esses produtos podem contribuir para uma dermatite seborreica por conta do entupimento dos poros. Além disso, como é uma região difícil de alcançar no banho, muitas vezes, o controle da oleosidade do local fica comprometido. Blusas apertadas também contribuem para o surgimento da acne.

Sobre a acne

A acne começa nas glândulas sebáceas da pele. O sebo, conhecido como sendo uma substância oleosa atravessa um canal chamado folículo, o qual contém pelos. Geralmente, o sebo é expelido do corpo através da abertura do folículo, ou poro. Quando essa saída é bloqueada, acaba se formando uma barreira, o que impede que o sebo seja eliminado na superfície da pele.

A mistura de sebo e células permite que bactérias que vivem na superfície da pele cresçam nos folículos obstruídos. Então, o sistema de defesa do corpo ataca as bactérias e a região fica inflamada.

O aumento na fabricação de determinado tipo de hormônio, sobretudo na puberdade, pode desencadear o aparecimento de acne.

Mudanças hormonais relacionadas à gravidez, também podem ocasionar a inflamação. Certos medicamentos, cosméticos oleosos e outros fatores externos também podem alterar as células nos folículos e as aglutinar, tendo como consequência a acne.

Própolis é a solução

Para acabar de vez com a acne na região das costas, uma solução indicada pela cosmetóloga, Lucienne Souza, vem a partir da utilização do própolis.

“Depois que a acne estiver instalada não adianta espremer e cutucar, isso só vai piorar a situação e inflamá-la. O melhor é aplicar própolis com a ajuda de um algodão diretamente na espinha e deixar o produto agir por uns 15 minutos”, explica.

No caso das pessoas que apresentam esse tipo de problema e tem cabelo comprido, a dica da especialista é usa produtos sem enxágue, a exemplo de creme, leave in e óleo. Outra dica que ajuda muito é não deixar que o cabelo tenha contato direto com a pele. Somado a tudo isso, quando for comprar hidratantes e protetores solares, procure aqueles que têm a fórmula livre de óleos.

Veja mais!