Publicado por Wanessa Galvão
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A erva esporão de galo é uma das mais utilizadas em forma de infusão como auxiliar nos tratamentos contra doenças que atingem as articulações. Mas as propriedades medicinais da planta não se resumem apenas a isso. O chá do esporão de galo, que pode ser feito com as raízes, casca e folhas tenras, contém substâncias que aliviam o progresso das doenças venéreas e renais.

Planta esporão de galo

Foto: Reprodução

Esporão de Galo

A planta esporão de galo, de nome científico Pisonia aculeta, é um arbusto da família das Mictaginácias, que abrange todas as grandes trepadeiras. Quando atinge a maturidade pode chegar até 10m de altura e 25cm de diâmetro no caule. Caule este que é coberto por espinhos fortes, recurvados e quase opostos. Os ramos são numerosos e apresentam folhas ovais, opostas, lisas e ligeiramente acinzentadas, que em alguns casos chegam a medir 14cm de comprimento e 6cm de largura.

Propriedades

A raiz, ao contrário das outras partes da erva que também são usadas no preparo de infusões, possui também a função purgativa, sendo indicada para pessoas com prisão de ventre devido a isso.

É pouco conhecida a função diurética do chá de esporão de galo. Ele elimina toxinas e gorduras do corpo, e por isso deve ser combinado com o consumo de no mínimo 2 litros de água por dia. Essa característica, tão útil para pessoas que buscam um emagrecimento saudável, faz com que o chá seja importante também na prevenção de doenças renais.

Mas é contra os reumatismos que o esporão de galo se mostra mais competente. Ele previne inflamações nas articulações e melhora os casos graves de tendinite, artrose e artrite, desde que seja consumido com frequência.

O chá

O chá de esporão de galo não possui nenhuma contraindicação, mesmo assim só é recomendado o consumo por gestantes, lactantes e crianças após autorização médica. Para sentir os efeitos benéficos do chá beba-o três vezes ao dia e evite guardá-lo na geladeira de um dia para o outro, pois ele perde muitas das suas funções medicinais. Você encontra a erva esporão de galo em lojas e sites especializados em produtos naturais por um valor bem acessível.

No preparo do chá não há segredo:

  1. Em uma panela coloque ½ litro de água e uma colher de sopa de esporão de galo seco – Você pode usar a casca, as raízes ou as folhas jovens da planta;
  2. Leve a panela ao fogo e deixe o chá fervendo por cinco minutos;
  3. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe a infusão descansando por 10 minutos;
  4. Coe e beba, se preferir, adoçado com açúcar mascavo ou mel.

Veja mais!