Publicado por Robson Merieverton
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Seja pela falta de atividades físicas regulares ou por muito esforço que você acabou fazendo durante o dia, as dores musculares são sintomas que acabam interferindo no dia-a-dia de muita gente. Para acabar com esses incômodos de uma vez por todas, o que você acha de preparar um chá cheio de propriedades?

Recorrer aos ingredientes naturais é uma boa forma de acabar com as dores musculares. Essa é uma proposta evidenciada pelo Fitoterapeuta Naturopata, André Resende, em suas receitas. Através das propriedades das erva utilizadas, o incômodo muscular desaparece por inteiro.

Antes de conhecer a receita, preste atenção nas propriedades que algumas das plantas utilizadas na receita apresentam. Algumas delas, inclusive, já são bem conhecidas por grande parte das pessoas, sobretudo pela frequência com que elas aparecem nos chás e indicações na medicina natural.

esta-com-dores-musculares-esse-cha-resolve-o-problema

Foto: depositphotos

Propriedades de alguns dos ingredientes

Folhas de louro

Os principais nutrientes do louro são potássio, fibras, hidrato de carbono, vitaminas B6 e C, magnésio e ácido fólico. Por isso a erva apresenta propriedades anti-inflamatórias, antirreumáticas, diuréticas, digestivas, entre outras. Dores musculares e articulares – principalmente as causadas por reumatismo e artrite – são aliviadas de maneira progressiva, até que cessem totalmente.

Gengibre

O gengibre é uma raiz de origem asiática muito usada pelo mundo todo. Suas propriedades terapêuticas e medicinais são muito conhecidas. Entre as tantas propriedades que ele apresenta seu uso está vinculado a ação anti-inflamatória, antioxidante e anticoagulante.

Alecrim

O alecrim é uma erva muito utilizada na culinária e também para tratar eventuais problemas de saúde. Ele ajuda a aliviar a dor da enxaqueca, artrite e outras dores como, articulares e musculares. O Alecrim contém dois anti-inflamatórios poderosos que inibem a enzima que provoca a dor e a inflamação no corpo. São eles: o ácido carnósico e o carnosol.

Anote a receita do chá

Ingredientes

-10 folhas de louro (ótimo para dores musculares e cólica);
-4 rodelas de gengibre (poderoso anti-inflamatório);
-1 punhado de alecrim (anti-inflamatório, calmante );
-1 punhado de camomila (calmante, analgésico);
-Meio litro de água filtrada.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela, despeje toda a água e leve ao fogo. Assim que a água estiver em ebulição, acrescente todos os demais ingredientes e deixe ferver por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, desligue o fogo e preserve o recipiente tampado por mais cinco minutos. Isso ajudará no processo de infusão das ervas.

Passado esse tempo, com ajuda de uma peneira, retire todos as ervas, deixando apenas o líquido. A indicação é que sejam ingeridas até três xícaras do chá por dia, sendo uma na parte da manhã, outra a tarde e a última na parte da noite.

Veja mais!