Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O alecrim, de nome científico rosmarinus officinalis, é um pequeno arbusto originário da região do Mediterrâneo, sendo também conhecido como rosemary, alecrim-do-campo, alecrim de cheiro e outras denominações populares. Trata-se de uma das ervas que proporciona inúmeros benefícios à nossa saúde, sendo reconhecida não apenas para fins medicinais, mas também culinários. É uma das mais antigas ervas cultivadas pelo homem e apresenta propriedades capazes de tratar diversas doenças.

Com ação diurética, o extrato de alecrim auxilia no processo de emagrecimento saudável.

O extrato de alecrim no processo de emagrecimento saudável

De acordo com uma pesquisa do Nestlé Research Center, o extrato de alecrim demonstrou ter a capacidade de impedir o ganho de peso. Os testes foram realizados em ratos, e os estudiosos atribuem o resultado à capacidade do extrato de alecrim conter propriedades capazes de inibir a atividade da lipase, uma enzima utilizada pelo organismo para quebrar as moléculas de gorduras.

O extrato de alecrim também pode ser útil no processo de emagrecimento saudável devido à sua ação diurética, o que contribui para a menor retenção de líquidos e auxilia o trânsito intestinal. Este extrato também pode proporcionar a sensação de saciedade, uma vez que atrasa a digestão das gorduras, o que favorece a perda de peso, pois evita a ingestão de calorias extras, principalmente naqueles momentos de “ataque à geladeira”.

Segundo estudos feitos com ratos, uma dieta rica em alecrim poderia reduzir o peso do corpo por mais de 60%.

Imagem de planta alecrim

Foto: Depositphotos

Propriedades e outros benefícios proporcionados pelo alecrim

O alecrim contém betacaroteno, tiamina, vitaminas A, C, B1, B2, B3, B6 e B12, além de riboflavina, niacina, ácido pantotênico e outros nutrientes.

Devido às suas propriedades medicinais, esta erva também pode reduzir a glicose no sangue e os níveis de colesterol, o que também auxilia no controle de peso.

Confira a seguir outros benefícios proporcionados pelo alecrim:

Reduz os gases

O alecrim pode ser utilizado para reduzir o desconforto causado pelo excesso de gases intestinais.

Possui ação antioxidante

Esta erva é rica em substâncias antioxidantes, que combatem a ação prejudicial dos radicais livres e previnem o envelhecimento precoce e problemas como derrames, o câncer e doenças cerebrais degenerativas.

Auxilia no processo de digestão

Além de favorecer a perda de peso devido à sua diurética, o alecrim também é digestivo e sudorífero, aliviando os sintomas da má digestão.

Combate o estresse

Também conhecida como “a erva da alegria”, o alecrim favorece a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem estar e reduz o estresse.

Veja mais!