Publicado por Wanessa Galvão
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A berinjela não é lá muito atraente para os nossos olhos, mas faz um bem danado pra nossa saúde quando nós a consumimos. Esse fruto (sim, a berinjela é um fruto!) ajuda a equilibrar os níveis do colesterol, reduz as dores das articulações e de quebra ainda ajuda a emagrecer. Só isso já é mais do que suficiente para que você comece a consumi-la cada vez mais na sua alimentação. E se você não é muito fã de comê-la, sabia que temos uma dica especial pra você.

Fique mais saudável e emagreça com os benefícios da berinjela

Foto: Reprodução

Quais seus benefícios

A fruta contém algumas substâncias chamadas fenóis, que agem como antioxidantes, adiando o envelhecimento das células, e como anti-inflamatórios. Vários outros nutrientes importantes podem ser encontrados na berinjela, tais como:

  • Zinco, que atua no crescimento e desenvolvimento do sistema imunológico.
  • Cálcio, que fortalece os dentes e os ossos, e auxilia na transmissão de impulsos nervosos.
  • Vitamina B1, ajuda no metabolismo dos carboidratos e das gorduras.
  • Vitamina C, que se manifesta como antirradical livre e facilita a absorção do ferro e da glicose.
  • Vitamina B2, que é vital para diversos processos metabólicos no organismo, como na transformação de gorduras, proteínas e carboidratos.

Na berinjela também é encontrada uma substância chamada saponina, que quebra as moléculas de gordura presentes no sangue e impede o organismo de absorvê-las, evitando assim a indesejada celulite e os terríveis culotes.

Como incluo a berinjela na minha dieta?

Para começar tire o gosto amargo que ela tem: Corte a berinjela ao meio, esfregue com sal nela, lave e escorra, ou deixe-a em fatias coberta com sal, limão ou vinagre e um pouco de água, durante 15 minutos. Lave e seque com algum papel absorvente.

É possível utilizar a berinjela de várias formas. Você pode fazer lasanha, substituindo a massa do macarrão por fatias cozidas da fruta. Também pode fazê-la recheada à gosto ou colocá-la em suflês, tortas, assados, macarronadas e saladas.

Se você quer emagrecer com a ajuda da berinjela, mas comê-la não te atrai, essa dica é pra você: Pegue metade de uma berinjela e corte-a em cubos pequenos. Coloque os pedaços num recipiente contendo 250 ml de água e deixe a mistura ‘descansando’ durante a noite. As fibras os nutrientes que a fruta contém vão se soltar e ficar na água, tornando o líquido uma maravilha pra saúde. Pela manhã tome a água de berinjela em jejum e sem coar. Se você ficar cansada do sabor e só bater a água com o suco de meia laranja ou com duas fatias de abacaxi, que assim como a berinjela, são alimentos diuréticos, e ajudam o corpo a eliminar excessos de líquido.

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