Publicado por Wanessa Galvão
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Das terras quentes do Egito direto para as nossas terras tropicais, o cominho fez um percurso muito longo, mas valeu a pena, já que hoje ele é uma das especiarias mais usadas na culinária brasileira. Já o chá do cominho está ganhando fama agora, e parece que vem com força total, graças à enorme quantidade de benefícios medicinais que vêm agregados ao consumo dele.

O cominho

Fique mais saudável tomando chá de cominho

Foto: Reprodução

O cominho, de nome científico Cuminum Cyminum L., é uma planta natural das terras mediterrâneas, que se desenvolveu bastante na parte oriental e no Egito. A planta, que pertence à família Apiaceae, hoje é bastante cultivada na Índia, na África do Norte, nos países do Oriente Médio e no México.

São encontrados taninos, óleos graxos, polissacarídeos, óleos essenciais e uma variedade grande de flavonoides na sua composição, por isso uma enorme gama de benefícios a saúde são ofertados por ele.

Os benefícios do chá de cominho

O chá de cominho oferece benefícios variados a saúde de quem o consume com regularidade, entre eles podemos destacar: ajudar na perda de muco, por ser um ótimo expectorante; ajudar na cura de vários problemas respiratórios, como sinusite, bronquite, pneumonia, devido a suas propriedades antissépticas; alivia dores abdominais e cólicas; evita a fadiga; diminui a incidência de gases e de problemas de digestão; quando combinado com o gengibre torna-se um maravilhoso remédio para os problemas de garganta; tomar o chá com frequência reduz a produção de saliva na boca, além de ajudar na cura de possíveis feridas na boca.

Pessoas com problemas urinários, ou com tendência a tê-los, podem consumir o chá de cominho com frequência. Ele ajuda no tratamento de infecções na região e promove uma desintoxicação do corpo, que “limpa” toda a região dos rins e da bexiga. São conhecidos também os benefícios da utilização do chá por quem sofre de insônia e por quem deseja ter um metabolismo mais rápido.

Um dos mais indicados nos tratamentos para combater a anemia, o chá de cominho se destaca por ser rico em ferro e fácil de fazer.

Não há estudos que comprovem, mas a sabedoria popular afirma que o chá de cominho é útil no combate a diversos tipos de câncer, além de ser um bom aliado nos tratamentos contra asma e artrite.

Receita do chá

O chá de cominho exige um pouco de cuidado na quantidade de consumo: só é aconselhado beber até 200 ml por dia. Mais que isso pode até ser tóxico, apesar de não serem conhecidas contraindicações do mesmo. Para fazer o chá é muito fácil:

  1. Coloque uma xícara, ou cerca de 200 ml, de água para ferver.
  2. Amasse bem uma colher de chá de sementes de cominho e coloque numa caneca.
  3. Desligue o fogo assim que a água começar a ferver e despeje na caneca.
  4. Tampe a caneca, para o chá repousar, e aguarde 10 minutos para poder beber. Não adoce.

Atenção!

Existem relatos de que este chá seja abortivo. Por isso o ideal é sempre antes de qualquer tratamento procurar um médico especialista.

Veja mais!