Publicado por Redação

Você conhece a siriguela? Sabe se ela engorda ou emagrece? E pra que ela serve? Nesse artigo você vai compreender mais sobre esse fruto e tirar todas as suas dúvidas. Acompanhe!

A siriguela, ou ciriguela, é típica das Américas central e do Sul, sendo bem comum de ser encontrada nas regiões norte e nordeste do Brasil. Ela possui vários nomes, podendo ser conhecida como ameixa-da-espanha ou cajá vermelho.

A siriguela é uma árvore de porte médio, que pode chegar até 7 metros de altura. Ela pertence à família das anacardiáceas, a mesma de frutas como a manga e o caju.

Essa fruta é rica em várias vitaminas, fibras e antioxidantes, podendo ajudar no tratamento de algumas doenças e até na perda de peso. Outro benefício da siriguela é ser uma fruta doce e versátil. É possível consumir a fruta ao natural, ou na forma de sucos, sorvetes e até geleias.

A siriguela engorda ou não?

Se consumida com moderação, não. A siriguela é fruta que, mesmo sendo bem doce, tem poucas calorias, 76 por cada 100 gramas da fruta.

Para quem quer perder peso é uma ótima aliada, porque ela também tem propriedades que aumentam a sensação de saciedade. Dessa forma, diminui a compulsão por comer, principalmente doces.

A fruta siriguela não engorda, ao contrário, ela é uma aliada do emagrecimento

Esse fruto dá saciedade, evitando a compulsão por comida e doces (Foto: depositphotos)

Contudo, vale lembrar que o consumo sempre deve ser feito de maneira moderada. O indicado por nutricionistas é uma porção da fruta por dia, que pode ser consumida no horário de lanche.

Quem estiver em alguma dieta com restrição de carboidratos deve evitar o consumo da siriguela. Isso acontece porque a fruta é rica nesse componente, que é o que a faz ser tão doce.

Siriguela: Benefícios, propriedades e usos

A siriguela é rica em vitaminas dos complexos A, B e C. Além de conter uma boa quantidade de minerais essenciais para a saúde como, cálcio, ferro e fósforo.

Outros benefícios da siriguela é ser rica em carboidratos, o que deixa a fruta doce. Dessa maneira é possível diminuir a vontade de comer produtos industrializados e ricos em açúcar processado. A fruta ainda tem antioxidantes que evitam a degradação das células do corpo e ajudam a prevenir o câncer.

Siriguela é bom pra que?

A siriguela tem inúmeros benefícios para o organismo e pode ajudar desde fortalecer o sistema imunológico até ajudar na diminuição do colesterol.

Veja também: Siriguela – Benefícios e propriedades

Outro benefício do consumo da fruta é que, por ela ser rica em fibras, ajuda a melhorar o funcionamento do intestino. Dessa maneira, evitando prisão de ventre e gases, problemas que causam dor e incômodo.

A siriguela também é boa para tratar inchaços causados pelo acúmulo de líquidos no corpo, por causa de sua ação diurética. Ela também ajuda a melhorar a saúde dos ossos, por ter uma boa concentração de cálcio. Além disso, a fruta tem efeitos antioxidantes, melhorando a aparência da pele e prevenindo várias doenças.

Por ser rica também em ferro, a fruta é ótima aliada para prevenir e tratar a anemia e até no ganho de massa muscular em quem pratica exercícios físicos.

Para quem quer perder peso, o consumo da fruta aumenta a sensação de saciedade. Dessa forma, diminuindo a vontade de consumir açúcares, com a vantagem de ter poucas calorias e dar mais energia.  

Formas de uso

A fruta pode ser consumida na sua forma natural ou até mesmo em sucos refrescantes, doces e sorvetes, para quem está tão preocupado com a dieta. Confira aqui algumas receitas de formas de consumo da siriguela.

Receita de suco de siriguela

Para o suco de siriguela você vai precisar de cerca de 400 gramas da fruta, bem lavada e 1 litro de água. Para preparar basta bater a fruta inteira no liquidificador com metade da água na opção pulsar, para soltar a polpa das sementes.

Após isso, basta coar bem e misturar o restante da água. Como a fruta é bem doce, não é necessário adoçar, mas se quiser adicione adoçante ou açúcar mascavo. Se bater no liquidificador com pedras de gelo a bebida fica ainda mais refrescante.

Geleia de siriguela

A geleia de siriguela pode ser comida com torradas ou frutas e é bem fácil de preparar. Você vai precisar de 900 gramas da fruta, uma maçã picada e 250 gramas de açúcar demerara ou mascavo.

Para preparar, é preciso levar a siriguela e a maçã até o fogo, com água suficiente para cobrir as frutas e cozinhar até as sementes se desgrudarem da polpa.

Após isso, desligar o fogo e deixar esfriar, coar a mistura, misturar o açúcar e levar ao fogo novamente até engrossar. Depois de pronta a geleia deve ser guardada em um pote de vidro esterilizado para não estragar.

Sorvete de siriguela

O sorvete de siriguela é uma ótima pedida para o verão e pode ser feito em casa. Para isso você vai precisar de 1 xícara e meia de polpa de siriguela, 1 colher (de sopa) de suco de limão, 1 lata de creme de leite e outra de leite condensado.

Para preparar basta bater todos os ingredientes no liquidificador e levar para o congelador coberto por um plástico filme por 4 horas.

Após isso retirar do congelador e bater novamente com uma batedeira. Deixar gelar novamente e está pronto para servir.

Siriguela na gravidez, pode?

Sim, a siriguela é uma fruta que não traz nenhum problema se consumida durante a gravidez ou na fase de amamentação. Mas ela deve ser consumida sem exageros, já que, por conta dos altos índices de carboidratos, pode acabar aumentando os níveis de açúcar no sangue.

Além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico, a siriguela diminui o colesterol ruim

Essa fruta não apresenta contraindicações, se consumida sem excesso (Foto: depositphotos)

Outro cuidado que se deve ter é sempre higienizar bem a fruta, porque ela é consumida com a casca. Isso serve para evitar contaminações por materiais que podem estar na casca da fruta.

Fruta faz mal para algum tipo de organismo?

Se feito com moderação o consumo de frutas só traz benefícios para a saúde. O problema está no exagero, já que a frutas podem aumentar os níveis de glicose no sangue, podendo causar ou facilitar o surgimento de diabetes tipo 2.

Quem já tem diabetes deve ficar atento ao consumo diário de frutas e evitar alimentos que contenham muito açúcar.

Outro mal que pode ser causado com o consumo em excesso da frutas é para o fígado. A frutose, como é chamado o açúcar das frutas, é metabolizado pelo fígado, diferente da glicose, que é pela insulina produzida pelo pâncreas.

O fígado transforma este açúcar em gordura e o consumo excessivo pode aumentar os níveis de gordura no fígado e até aumentar as chances de doenças hepáticas, como a cirrose.

Pessoas que tenham problemas estomacais devem evitar consumir frutas cítricas, pois podem piorar o problema. Dessa forma, adicionar frutas à alimentação é importante, mas sempre com atenção e sem excessos.

Veja também: Benefícios do chá da folha de siriguela para reduzir os sintomas da dengue

A siriguela para perder peso

O consumo da siriguela pode ser um aliado na perda de peso por diminuir a compulsão por doces e aumentar a saciedade, mas ela sozinha não é tão efetiva na dieta. Dessa maneira, é sempre importante aliar o consumo da fruta com hábitos alimentares saudáveis e a prática de exercícios físicos. Assim é possível emagrecer com saúde.

Veja mais!