Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A prisão de ventre é um problema comum que causa diversos transtornos e um enorme desconforto, deixando o indivíduo indisposto para realizar as atividades cotidianas. Este mal atinge principalmente as mulheres, sendo que duas em cada três mulheres têm problemas intestinais, inclusive a constipação, o que atrapalha não apenas o organismo, mas também a parte emocional, com impactos no estado de humor, na concentração e dando mais sensação de cansaço.

Frutas que combatem a prisão de ventre

Foto: Reprodução

A prisão de ventre ou constipação pode ter diversas causas, tais como: genética, problemas em utilizar o banheiro fora de casa, gravidez, pós-cirurgias, dentre outras razões. Este mal está estreitamente ligado à alimentação e existem diversos alimentos que podem auxiliar na melhora desta condição. Dentre estes alimentos, estão as frutas que contêm grandes quantidades de fibras e ajudam a regular o intestino.

Frutas laxativas que ajudam a regular o intestino

Uma boa maneira de combater a prisão de ventre naturalmente é através do consumo de frutas com fibras. Confira a seguir algumas das frutas que são aliadas no bom funcionamento intestinal:

Ameixa

Fruta já popularmente conhecida por ajudar no trânsito intestinal, a ameixa contém grande quantidade de fibras. De acordo com estudos, a ameixa preta e o suco de ameixa são potentes estimuladores da motilidade intestinal, por conterem o ácido diidroxifenil isatina. A quantidade recomendada é de duas ameixas frescas ou quatro ameixas secas ao dia.

Mamão

Outra fruta bastante conhecida por ajudar a combater a prisão de ventre é o mamão, que contém uma substância chamada papaína que auxilia na digestão de proteínas e diminui o tempo de exposição do bolo fecal. A quantidade recomendada é de meia a uma unidade da fruta ao dia.

Abacaxi

O abacaxi contém enzimas, as bromelinas, que agem para uma melhor digestão das proteínas, facilitando o aproveitamento dos nutrientes e ajudando o processo de digestão. A quantidade recomendada é de pelo menos duas fatias da fruta ao dia.

Abacate

As gorduras do abacate são boas e ajudam na lubrificação das fezes, o que impede o principal efeito da constipação. É uma fruta calórica, por isso, para quem quer se manter no peso ideal, duas a três colheres de sopa por semana é a quantidade recomendada.

Kiwi

Esta fruta possui uma enzima proteolítica que estimula os receptores do cólon e auxilia na mobilidade dessa estrutura, facilitando a laxação. A quantidade recomendada é de até dois kiwis por dia.

Outras frutas que combatem a prisão de ventre são: figo, amora, laranja, acerola, banana nanica, pêssego, manga, tangerina, pera, melancia e caqui.

Veja mais!