Publicado por Débora Silva
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A prisão de ventre é um problema comum que atinge principalmente as mulheres, causando vários transtornos, como grande desconforto e indisposição para realizar as atividades do dia a dia. Além disso, o problema também afeta a parte emocional, causando impactos no estado de humor, na concentração e na sensação de cansaço. Dentre as principais causas do intestino preso está uma dieta pobre em fibras, o consumo insuficiente de água e a falta de exercícios físicos. Outros fatores, como genética, gravidez, problemas em usar o banheiro fora de casa e pós-cirurgias, também podem contribuir para o quadro.

Por outro lado, há pessoas que enfrentam o problema oposto: o intestino solto. Neste caso, qualquer deslize ou abuso no momento da alimentação pode desregular o sistema digestivo e provocar diarreia. Além da influência da alimentação, o intestino solto pode ser uma síndrome causada por certos medicamentos, estresse e toxinas ambientais.

Para regular o funcionamento intestinal, é necessário modificar alguns hábitos alimentares e aderir à prática de atividades físicas regulares.

Neste artigo, saiba quais são as frutas que ajudam a prender o intestino.

Frutas que prendem o intestino

Foto: Reprodução

Quais frutas prendem o intestino?

As frutas que prendem o intestino são aquelas que contêm taninos, fenois que estão presentes nos frutos verdes e responsáveis pelo seu sabor adstringente. Quando mastigamos uma banana verde, por exemplo, sentimos um gosto que “amarra” a boca, não é mesmo? Isto se deve justamente aos taninos, também presentes no caju e outras frutas, e que prendem o intestino.

Geralmente, as frutas que não estão maduras possuem grande quantidade de taninos. Confira a seguir quais são as frutas que prendem o intestino:

  • Goiaba: Esta fruta contém fitoquímicos que reduzem o movimento do intestino, retardando o seu esvaziamento;
  • Maçã: Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a maçã não prende totalmente o intestino. Esta fruta pode ajudar a prender ou soltar o intestino, dependendo de como for consumida: a casca ajuda a soltar, já a polpa tem efeito contrário;
  • Frutas “verdes”: As frutas que ainda não amadureceram geralmente possuem uma elevada quantidade de tanino;
  • Outras frutas que prendem o intestino são a pera, banana-prata, banana-maçã, limão e maracujá.

Outros alimentos obstipantes

Alimentos obstipantes são aqueles que prendem o intestino, sendo ideal para serem consumidos quando se está com diarreia. É necessário ressaltar que, logo após a cura, é necessário voltar a consumir uma alimentação balanceada.

Confira a seguir alguns alimentos obstipantes:

  • Bolacha de água e sal: Ao ser ingerida, a farinha branca, que é o principal ingrediente da bolacha de água e sal, absorve grande quantidade de líquido do meio. Isto prende o intestino;
  • Carne vermelha: A carne é rica em proteínas e, por este motivo, acaba exigindo maior esforço do sistema gastrointestinal. Consequentemente, o consumo deste alimento ajuda a prender o intestino;
  • Outros alimentos obstipantes são os seguintes: espinafre, acelga, escarola, beterraba, cenoura, batata doce, farinha de mandioca, cará, amido de milho, creme de arroz, torradas, mingau de tapioca, água de arroz, cenoura cozida, mandioca, goiaba sem casca e outros.

Dicas para regular o funcionamento intestinal

Para regular o funcionamento intestinal, não basta conhecer e consumir as frutas que ajudam a prender o intestino. Além disso, o ideal é adotar o hábito de tomar bastante água por dia (no mínimo 2 litros ao dia) e praticar atividades físicas regularmente.

Se você está com prisão de ventre, os motivos podem ser os seguintes: não ingerir a quantidade de água recomendada (2 litros por dia), não praticar exercícios físicos e não consumir as fibras necessárias.

A alimentação tem grande impacto no funcionamento intestinal, e para que o intestino funcione sempre muito bem, também é preciso evitar alimentos industrializados.

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