Publicado por Agnes Rafaela
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Cientificamente chamada por Fumaria officinalis, a fumária no popular, é uma planta herbácea de porte pequeno que pode atingir de 20 a 50 centímetros de altura. Possui caules eretos, finos, podendo ser dispersos ou ramificados e que portam um látex amarelado. É uma planta que possui características variáveis e pode assumir formas diferentes, como a de pequeno arbusto ou de trepadeira.

Fumária - Propriedades e benefícios desta planta

Foto: Reprodução

Possivelmente de origem europeia, esta planta se disseminou pelo globo terrestre e acerca de seu nome, existem duas sugestões de originalidade. Uma diz que Fumária é por causa de suas folhas que são cinzentas se assemelhando ao fumo de um incêndio; já a outra está associada ao fato de que quando é torcida ou esmagada, faz chorar como se fosse fumo.

Pode ser infestante, pois cresce de forma abundante em terrenos cultivados e até mesmo nos incultos e se espalha com facilidade. A fumária possui fruto arredondado de tendência mais larga que comprida e de vértice achatado. Curiosamente, não costuma ser muito visitada por insetos, o que não faz diferença já que suas flores se auto fertilizam.

Propriedades medicinais

É uma planta conhecida desde a Antiguidade, por conta de ser dotada de propriedades medicinais e ser usada como depurativa, diurética, e contra afecções, tais como do fígado e de pele. Na medicina tradicional é usada para tratar eczemas e outras situações dermatológicas. Já na medicina popular turca costumou servir como purificador de sangue e seus extratos serviam de antialérgico. Também já foi usada como laxante e diurética.

Outras indicações: ajuda o tratamento de psoríase, arteriosclerose, urticária, sarna e pedras na vesícula.

Todas as partes da planta são utilizáveis, com exceção de sua raiz. Seus princípios ativos são: alcaloides, protopina e ácido fumárico. O uso deve ser feito durante poucos dias e em doses moderadas, seu uso prolongado pode ser danoso e de preferência deve ser evitado por mulheres gestantes, devido à falta de informações farmacológicas sobre sua toxicidade.

Receita de seu chá

Ingredientes:

– 3 colheres de sopa de fumária

– 1 litro de água

Modo de fazer:

  1. Colocar a água no fogo e deixar ferver;
  2. Quando alcançar a fervura, despejar as três colheres da erva;
  3. Tampar e deixar a infusão abafada por volta de dez minutos;
  4. Após isso basta coar e estará pronta para uso.

Veja mais!