Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O funcho é uma poderosa erva terapêutica, também muito conhecida popularmente como anis ou erva doce. A planta é largamente utilizada não apenas na medicina caseira, mas também na perfumaria, na culinária e como aromatizante. A erva é originária do Mediterrâneo, porém é cultivada em várias regiões de climas temperado ou subtropical. No nosso país, é uma das ervas mais utilizadas, tanto no preparo de chá como na indústria cosmética – é muito comum encontrarmos uma vasta gama de produtos com o aroma de erva doce, como sabonetes, cremes corporais, xampu, condicionadores etc. Confira a seguir as propriedades nutricionais e os benefícios proporcionados pela erva doce.

Funcho - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Propriedades nutricionais

A planta contém fibras, vitaminas A, do complexo B, e C, minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio, cobre, sódio e zinco. Por possuir elevado teor de nutrientes, o funcho atua em várias partes do nosso organismo, sendo muito eficaz no tratamento de algumas doenças. Devido aos nutrientes presentes em sua composição, o funcho possui propriedades antiespasmódicas, estimulante, relaxante, vermífugo e antirreumático.

Benefícios

As sementes do funcho costumam ser utilizadas no preparo de chá para combater os problemas intestinais, sendo costumeiro dá-lo a bebês e crianças pequenas. É também popularmente conhecido por tratar mães na fase da amamentação, aumentando a produção de leite e passando os benefícios da erva através deste, protegendo o bebê de cólicas.

O chá de erva doce é apropriado para tratar indigestão, estimular o apetite, combater tosses, afrouxar o catarro da garganta, melhorar a prisão de ventre, acabar com a flatulência, combater a diarreia, prevenir o mau hálito etc.

A erva também possui um efeito calmante, sendo utilizada nos casos de insônia e ansiedade. Além disso, ainda possui função diurética, ajudando a acabar com os inchaços causados pela retenção de líquidos.

Chá de funcho

O processo de preparo do chá de funcho é muito simples. Confira a seguir:

Ingredientes:

– 3 colheres (sopa) de funcho;

– 1 litro de água.

Modo de preparo:

Deixe a água ferver e, após isso, acrescente as sementes da erva secas. Desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe descansar por 5 minutos. A indicação de uso é de 1 xícara do chá, três vezes ao dia. Para tratar as cólicas intestinais de bebês e crianças, adoce a bebida com um pouco de mel e use menos erva do que o indicado na receita.

Precauções

Deve-se ter atenção com a quantidade de chá de funcho ingerido, pois se tomado em excesso, pode causar problemas no trato digestivo. As mulheres grávidas devem ter ainda mais atenção com a quantidade, pois em grande quantidade pode levar ao aborto.

Veja mais!