Publicado por Redação

A gelatina é um alimento rico em colágeno. Se consumida sem moderação, a gelatina prende o intestino, sim.

Porém, isso vai variar de pessoa para pessoa e não pode ser uma regra. Afinal, cada organismo funciona de forma única.

De acordo com a empresa Gelita, a gelatina é um alimento natural. As matérias-primas utilizadas na sua fabricação são peles de bois e porcos. Além de ossos de animais que são aprovados para o consumo humano.

Para que você entenda o processo, a fabricante explica como surge o colágeno na gelativa. “O colágeno é a escleroproteína mais importante nos organismos animais, incluindo os humanos. Sua unidade básica é constituída de uma cadeia proteica que possui cerca de 1050 aminoácidos, que se entrelaçam em grupos de 3 para formar sua estrutura típica em tripla hélice”.

A Gelita continua: “a junção de várias destas triplas hélices, por sua vez, forma as fibrilas de colágeno, que apresentam uma estrutura de rede tridimensional. Esta estrutura constitui o tecido conectivo de peles e ossos”.

Veja também: Benefícios da gelatina para a beleza

A relação da gelatina com o intestino; por que ela pode prender o órgão?

Fique sabendo se a gelatina pode ou não prender o intestino

Muitas pessoas têm dúvida se a gelatina prende ou não o intestino (Foto: depositphotos)

A gelatina prende o intestino por conta da sua composição. Ela atua da seguinte forma no intestino: substâncias são digeríveis pelo organismo chegam até o intestino grosso e contribui para o aumento do volume das fezes.

Nesse momento, a água também diminui e provoca a constipação. Por isso, seu consumo deve ser moderado. Além disso, se possível, incluir acompanhamentos ricos de fibras, como aveia ou granola, cereais que fazem o efeito contrário no intestino.

Veja também: Receita de gelatina de ágar-ágar para os vegetarianos

Conheça outros alimentos que prendem o intestino

Assim como o consumo exagerado de gelatina prende o intestino, outros ingredientes também pioram o problema. Existem alguns que, por mais saudáveis que sejam, você nem imagina que prende o seu intestino. Veja quais são:

Caju: essa fruta é extremamente benéfica para o seu organismo. Rico em vitamina C e cheio de fibras, o caju deve sempre ser consumido pelas pessoas que buscam uma vida mais saudável.

Porém, ele também possui algumas fibras insolúveis que quando chegam ao seu intestino aumentam o volume do bolo fecal e prendem-no.

Bolacha água e sal: dá para acreditar que a bolacha água e sal pode prender o seu intestino? Mas é verdade.

Algumas pessoas recorrem a elas, principalmente durante as dietas, mas esquecem que ela, por mais leve que seja, é feita de farinha branca processada. Ela absorve muito líquido e pode prender o seu intestino.

Carne vermelha: há aqueles que defendam que o nosso organismo não está apto para ingerir carne vermelha ou qualquer tipo de alimento que tem origem animal. São os veganos.

Seus argumentos se baseiam em diversos pontos. Um deles tem a ver com a digestão. A carne vermelha é um alimento difícil de ser digerido pelo nosso organismo.

Se o consumo for exagerado, o nosso sistema gastrointestinal tem que se esforçar bastante para quebrar todas as substâncias.

Em resumo: se você demora a ir ao banheiro, diminua a quantidade de carne vermelha ingerida no dia a dia e deixe o seu intestino mais leve.

E claro, não esqueça que o excesso de gelatina também é prejudicial.

Veja mais!