Publicado por Gabriely Araújo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O ginseng, também conhecido como ginseng coreano ou chinês é originário da Ásia e atua no organismo como um poderoso estimulante, combatendo o estresse e cansaço físico e mental, além de ser um auxiliar no prolongamento da longevidade, esses são alguns dos motivos pelo qual o ginseng é amplamente utilizado na medicina asiática há mais de três séculos.

Ginseng - Propriedades e benefícios

Imagem: Reprodução

A espécie mais popularizada no meio comercial é o panax ginseng, contudo o ginseng americano é bastante popular em parte dos Estados Unidos, sendo consumido ainda na própria China. A planta é considerada um “anti estresse” e possui substâncias adptógenas – termo criado em 1947 para designar as plantas que agiam não só com um objetivo específico, mas como uma ação combatente a males em geral, fortalecendo as defesas do corpo, agindo tanto na área das infecções como ao próprio estresse ou cansaço mental.

Benefícios do ginseng

O Ginseng é protetor da memória. Isso graças aos muitos flavonoides presentes em sua composição química que inibem a ocorrência de micro derrames e coágulos por melhorar a circulação e evitar a agregação de plaquetas sanguíneas.

A planta é usada em casos de pacientes em tratamento com o uso da quimio ou radioterapia por amenizar os danos causados ao organismo por ambos os tratamentos.

Como um antienvelhecimento o ginseng também é bastante utilizado por causa de sua ação antioxidante, o que protege o organismo dos mais idosos, aumentando assim a sua longevidade.

Devido à sua contribuição no combate ao estresse físico e mental a planta é utilizada antes de treinos físicos ou longas jornadas de estudo, sendo bastante popular entre atletas e jovens, por promover mais disposição ao organismo e deixar a pessoa de certa forma mais ativa e alerta.

Há quem diga que o ginseng é estimulante também nas questões de fertilidade masculina, contudo o benefício ainda não é comprovado cientificamente.

Na área dos cosméticos a planta é indicada em casos de necessidade de fortalecimento capilar, e para tratar da pele seca e irritada.

Propriedades

  • Estimulante do sistema nervoso (central)
  • Levemente analgésico
  • Afrodisíaco
  • Tônico cardíaco e pulmonar
  • Anti-estresse (mental e físico)
  • Antidepressivo
  • Antifadiga
  • Cicatrizante

Como usar?

O ginseng pode ser adquirido em farmácias ou lojas especializadas em produtos naturais, em ambos os locais pode-se encontra-lo em forma de cápsulas ou em granulados que devem ser diluídos em água morna. As raízes do ginseng também podem ser usadas num processo de decocção.

No caso do chá você precisará adicionar 2,5 gramas de ginseng a 100 ml de água em ponto de fervura. Tampe a panela e deixe cozinhar a fogo baixo de 10 a 20 minutos. Após este tempo coe a mistura e consuma-o no mesmo dia de seu preparo.

Veja mais!