Publicado por Redação

A goiabeira é conhecida em todo o território nacional por suas frutas, já que a goiaba além de ser deliciosa, proporciona diversos benefícios ao organismo. No entanto, é possível aproveitar a goiabeira de outra forma: através de suas folhas e cascas. Nelas se encontram propriedades medicinais poderosas, conhecidas há séculos pelos povos indígenas como fonte de prevenção e cura de doenças. Com o passar dos anos e a chegada da tecnologia, muitos estudos e pesquisas foram realizados com a goiabeira, e todos serviram para comprovar que ela pode e deve ser disseminada no meio da medicina natural.

Goiabeira

Foto: Reprodução

No que a goiabeira é útil?

As folhas e cascas da goiabeira possuem propriedades antibacterianas, eliminando fungos e bactérias prejudiciais ao organismo e capaz de causar diversas doenças; propriedades antidiabéticas, auxiliando fortemente o controle da glicose; propriedades antidiarreicas, regulando o intestino e lhe proporcionando um melhor funcionamento; propriedades diuréticas, fazendo o corpo eliminar mais líquidos e toxinas, reduzir o inchaço e evitar infecções no trato urinário; propriedades anti-inflamatórias, aliviando lesões, dores musculares e úlceras na pele; analgésicas, antissépticas e cicatrizantes, excelentes para sanar feridas e machucados, higienizando o local infectado e proporcionando sua cicatrização.

Além dos benefícios acima citados, as folhas de goiabeira são muito eficientes no tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, como a candidíase – que é uma infecção causada por fungos. Como possui propriedades antibacterianas, preparar duchas íntimas e banhos de assento com o extrato das folhas contribui para uma rápida melhora da doença. Mastigar as folhas é uma excelente opção para prevenir e aliviar o mau hálito, além de evitar dores de cabeça e ressacas (desde que tenham sido mastigadas antes do consumo do álcool). Elas ainda são capazes de regular o ciclo menstrual e amenizar fluxos intensos.

Como utilizar?

Para ser beneficiado pelo chá de folhas de goiabeira, basta levar ao fogo uma chaleira contendo um litro de água e cinco folhas da árvore. Deixe ferver por 10 minutos, então desligue o fogo, abafe e deixe descansar. Quando a temperatura estiver razoável para ser consumida, coe e adoce. Ingira entre 2 e 3 vezes ao dia, preferencialmente antes das principais refeições.

Para irritações vaginais, leve ao fogo uma panela com um litro de água e 6 colheres de sopa da casca de goiabeira. Deixe ferver por 10 minutos e então desligue, inclua 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e abafe. Quando esfriar, lave a região íntima com o preparo duas vezes ao dia, até que os sintomas desapareçam.

Veja mais!