Publicado por Stefanie Mouret
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A babosa já há muitos anos é utilizada em cabelos pelas suas propriedades capazes de renovar células – conselho este que costuma ser passado por mulheres de uma família de geração para outra – no entanto, o que nem todos sabem é que a babosa também é uma ótima opção para tratamentos de pele. Seus poderes antibacterianos e cicatrizantes podem ser utilizados tanto em forma de suco como em uso tópico diretamente na pele. Seus benefícios vão desde o alívio para cravos e espinhas ao tratamento eficaz para queimaduras e lesões de pele. Embora diversos produtos no mercado tenham a babosa em sua composição, seu efeito é acentuado quando ela é utilizada in natura no momento em que seu gel é extraído das folhas.

Hidratação para a pele e cabelos usando babosa

Foto: Reprodução

Os benefícios da babosa para saúde

Para muitos os poderes da babosa vão muito além do superficial: ela é considerada uma poderosa combatente contra o câncer. Não estamos querendo dizer que ela, por si só, cura o câncer ou o evita totalmente, mas se utilizada como complemento do tratamento a babosa é fundamental para que o tumor pare de crescer. E no caso de quem a utiliza com frequência e, ainda se submete à uma dieta e hábitos saudáveis, a probabilidade de desenvolver a doença é expressivamente menor se comparada a quem não a utiliza e não se cuida como deveria.

Outro ponto essencial a ser considerado é que, dos 23 aminoácidos fundamentais para o desenvolvimento de nosso organismo, a babosa contem 18. Assim, ela auxilia a renovação dos tecidos e células, elimina as antigas e evita o envelhecimento precoce, reduzindo as rugas e marcas de expressão.

Quem sofre de dificuldades de digestão também é beneficiado com o consumo da babosa, pois ela possui enzimas que facilitam a digestão. O gel encontrado dentro das folhas da babosa é capaz de regenerar o tecido e manter a pele hidratada.

Como utilizar a babosa para beleza

Para utilizar a babosa como hidratante capilar, basta cortar a folha do início ao fim, raspar a poupa com seu gel e aplicá-la diretamente nos fios. Então deixe agir por 20 minutos. Quando o período terminar, durante o enxágue massageie suavemente os fios para que as propriedades da babosa continuem sendo absorvidas. Lave o cabelo e seque-o normalmente. Repita o procedimento 1 vez por semana e notará que os fios crescerão com facilidade e ficarão mais fortes.

Já se desejar usar a babosa como hidratante corporal, basta colocar a poupa e o gel das folhas num liquidificador juntamente com 3 colheres de sopa de mel e 5 colheres de iogurte natural. Bata e armazene na geladeira num pote com tampa por até três dias, após este período não estará mais próprio para uso. Aplique após o banho.

O suco de babosa também deve ser batido no liquidificador, onde estará a poupa e o gel da folha, juntamente com água e uma colher de mel. Beba antes das principais refeições.

Veja mais!