Publicado por Robson Merieverton
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Alguns ingredientes naturais ganham destaque também na vida das pessoas a partir dos benefícios que podem trazer para a pele. Nesse meio, o azeite de oliva é um deles.

Além de ser usado para substituir o óleo no preparo de alguns alimentos, ele também traz benefícios a saúde da pele quando usado em alguns tratamentos.

Isso vem a partir da sua composição, que é rico em vitaminas e outras substâncias.

Propriedades do azeite de oliva

Hidratação saiba como usar o azeite de oliva na pele

Foto: depositphotos

Extraído a partir das azeitonas, o azeite de oliva é utilizado em grande escala na culinária, mas também é usado em medicamentos, cosméticos e sabonetes.

Ele é rico em antioxidantes, como as vitaminas A e E, que ajudam no combate aos radicais livres que danifica as células da pele.

Ele possui também propriedades anti-inflamatórias que reduzem as rugas e o envelhecimento precoce da pele.

Sua ação hidratante é tão acentuada, o que se deve ao fato de ter propriedades hidrófilas, que ajuda na formação de camada protetora sobre a pele.

Uso do azeite de oliva na pele

A partir de agora, você vai conhecer algumas formas de usar o azeite de oliva na pele, a fim de proporcionar hidratação, proteção e reparo. Acompanhe.

Proteção solar

Dependendo da densidade, o azeite pode absorver mais ou menos radiação ultravioleta, por isso ele pode ser usado como bloqueador solar.

Para substituir o protetor solar, na falta do mesmo, o azeite pode ser aplicado em camada fina, sobre as áreas mais expostas a incidência dos raios solares.

Ele também tem ação hidratante, que protege as peles secas do ressecamento, pois ele atua na redução da atividade metabólica celular.

Para a limpeza do rosto

A partir do uso de uma toalha umedecida com água quente e um pouco de azeite, você pode conseguir retirar as impurezas da pele, como cravos e espinhas e tecidos mortos.

Basta esfregar a toalha com azeite em movimentos circulares.

Máscara para acne

Misturando cinco ameixas secas fervidas e trituradas com uma colher de chá de azeite extra virgem até formar uma pasta, você pode obter uma excelente máscara para combater cravos e espinhas.

Ela deve ser aplicada com a finalidade de formar uma camada fina sobre a pele. Você deve deixar agir por cerca de 20 minutos, depois enxaguar com água em abundância.

É recomendado que o procedimento seja repetido até duas vezes por semana.

Redução de rugas na área dos olhos

Misturando duas colheres de sobremesa de azeite de oliva extra virgem, uma colher de sobremesa de abacate amassado, uma colher de sobremesa de óleo de gérmen de trigo e outra de calêndula.

Também duas colheres de chá de manteiga de cacau e uma colher de mel puro, você vai obter uma mistura cremosa para aplicar sobre as pálpebras e região acima dos olhos.

O recomendado é aplicar a substância com chumaços de algodão, deixando agir por cerca de 20 minutos, antes de dormir. Depois, é só lavar com água.

Demaquilante

Para remover a maquiagem utilizando o azeite de oliva, você deve misturar algumas gotas do produto, a mesma quantidade de óleo essencial de lavanda e duas colheres de chá de mel puro.

Melhorar a pele

Para obter uma pele bonita e saudável, a dica é misturar duas colheres de azeite de oliva, um colher de sopa de mel e duas colheres de iogurte natural sem açúcar.

Sua aplicação deve ser feita de duas a três vezes por semana. Depois de deixar agir por alguns minutos, você pode remover a substância da pele usando leite de rosas

Limpeza de pele

Para obter uma pele limpa, longe das impurezas, vale a pena apostar no poder do azeite de oliva combinado com o própolis.

Para preparar a máscara, basta diluir extrato alcoólico de própolis, a 30%, em um pouco de azeite extra virgem. Para aplicar no rosto você deve usar algodão ou uma gaze fina.

A máscara é ideal para ser aplicada após a depilação ou de fazer a barba, pois possui ação anti-séptica.

Pele oleosa

As pessoas que tem pele oleosa também podem fazer uso das propriedades do azeite. Basta misturar uma xícara de chá de argila medicinal com água, até que se obtenha uma pasta grossa.

Depois, acrescente 20 gotas de extrato de própolis alcoólico, a 30%, e duas colheres de azeite de oliva. Misture bem e aplique no rosto, antes de dormir, por 20 minutos.

Pele seca

Para hidratar a pele, misture uma xícara de argila medicinal em pó, uma colher de sopa de azeite de oliva, uma xícara de água mineral e uma colher de sopa de suco de tomate.

Misture até formar uma pasta compacta. Aplique uma camada fina no rosto e deixe secar por 30 minutos. Na sequência, é só lavar o rosto com água morna.

Para clarear cotovelos e joelhos

Misture o azeite de oliva com o bicarbonato de sódio. Depois, aplique a mistura nos joelhos e cotovelos e deixe agir por cinco minutos. Em seguida é só lavar com água e aplicar um hidratante da sua preferência. Repita o processo a cada três dias.

Reduzir as estrias

Para combater as indesejáveis estrias, basta umedecer um algodão com azeite extra virgem, passando sobre as estrias. Deixe em contato com a pele até que o azeite seja absorvido. Depois é só limpar com leite demaquilante ou água de rosas.

Veja mais!