Publicado por Débora Silva
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Sua imunidade anda baixa e você pega gripe facilmente? Na maioria das pessoas, a imunidade não está boa. Para aumentá-la, é fundamental apostar em uma alimentação saudável e balanceada, com a ingestão de vitaminas, minerais e outras substâncias que auxiliam na manutenção do sistema imunológico.

Além de boas noites de sono, praticar exercícios físicos e controlar o estresse, ingerir a recomendação diária de frutas e vegetais já garante uma melhor deseja do organismo.

Alimentos que aumentam a imunidade

A recomendação diária de consumo de frutas e vegetais é cinco porções: três frutas e dois vegetais. A seguir, confira uma lista de alimentos que turbinam a imunidade:

Frutas cítricas

Imunidade baixa: o que comer para melhorar?

Foto: Pixabay

As frutas cítricas, como laranja, acerola, kiwi e tomate, são ricos em vitamina C, nutriente antioxidante que aumenta a resistência do organismo.

Alimentos ricos em zinco

O zinco é um nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico. Por isto, recomenda-se a ingestão de carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (grão de bico, feijão, lentilha e ervilha).

Vegetais verde-escuros

Os vegetais verde-escuro, como brócolis, couve e espinafre, contêm ácido fólico, nutriente que ajuda na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. Outros alimentos que apresentam ácido fólico são o feijão, o cogumelo (shimeji) e fígado.

Oleaginosas

As oleaginosas são ricos em vitamina E, nutriente benéfico principalmente para os idosos, pois atua no combate à redução da atividade imunológica por conta da idade. Recomenda-se o consumo de noz, castanha, amêndoa e óleos vegetais (de girassol, gérmen de trigo, milho e canola).

Pimenta

É fonte de betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A, que protege o organismo de infecções.

Gengibre

O gengibre é rico em vitaminas B6 e C, além de possuir ação bactericida. Além de auxiliar no tratamento de inflamações da garganta, esta raiz fortalece as defesas do organismo.

Fontes de ômega-3

O ômega-3 mantém as artérias longe de inflamações e auxilia na imunidade do organismo. Recomenda-se a ingestão de azeite e salmão.

Tomate

Rico na substância licopeno, o tomate é um aliado no combate às doenças cardiovasculares e aos efeitos prejudiciais dos radicais livres.

Antioxidantes

Recomenda-se a ingestão de castanha-do-Pará e cogumelos (champignon), alimentos que contêm selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres e melhora a imunidade do organismo.

Probióticos

Os iogurtes e leites fermentados contêm micro-organismos que auxiliam no aumento da imunidade do organismo.

Alho

O alho é fonte de alicina, que estimula o sistema imunológico.

Geleia real

Este alimento estimula o sistema imunológico e combate infecções por vírus e bactérias.

Chá branco

Este chá é rico em catequina, um poderoso antioxidante que também fortalece o sistema imunológico.

O chá verde também apresenta a mesma propriedade.

Pólen

O pólen é rico em proteínas, vitaminas e minerais que ajudam na formação de anticorpos.

Acerola

Rica em vitamina C (30 a 50 vezes mais que a laranja), a acelera atua na reconstituição dos leucócitos nos períodos de queda da resistência do corpo.

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