Publicado por Redação

A granola é um cereal cozido feito de aveia enrolada, nozes e frutas. Ela pode ser revestida com mel ou um xarope de açúcar. Há também aquelas que ganham acompanhamentos diversos como coco ralado, castanhas, arroz, trigo, milho e centeio. Ela cai bem com alimentos saudáveis, principalmente o iogurte. Mas será que essa mistura engorda ou emagrece?

O iogurte é quando a lactose se transforma em ácido láctico. Essa mudança é realizada por bactérias responsáveis pela fermentação. Sua maior característica é ser branco, espesso e ácido e, assim como a granola, também pode receber a adição de frutas e sabores diversos.

Granola com iogurte emagrece ou engorda?

Elimine qualquer dúvida sobre se a granola com iogurte engorda ou emagrece

Muita gente se questiona se a granola com iogurte engorda ou emagrece (Foto: depositphotos)

Ambos os alimentos são indicados para as pessoas que querem adotar um estilo de vida mais saudável. Eles podem ajudar no processo de emagrecimento desde que sejam utilizados as versões menos calóricas.

Por exemplo, um iogurte natural com granola é rico em fibras e gorduras saudáveis que vão ajudar na perda de peso. Porém, um iogurte de morango com pedaços da fruta adicionado de granola rica em açúcar e mais alguns pedaços de chocolate não vai auxiliar em nada a pessoa que quer emagrecer.

Portanto, a casadinha é ótima para saúde e, a depender das circunstâncias, também colabora para o emagrecimento consciente. Conheça outros benefícios desses alimentos.

Benefícios da granola

A granola é indicada para pessoas com doenças cardiovasculares, pois seus ácidos o ômega-3, lipídios insaturados, carboidratos e açúcares naturais reduzem o colesterol ruim. A granola de aveia é uma é fonte de ferro e, por conseguinte, previne a anemia.

Esse cereal também contém Vitamina C e Manganês. O primeiro é um antioxidante natural que estimula o sistema imunológico, o segundo previne o câncer.

As pessoas que querem evitar o envelhecimento precoce também podem usufruir dos benefícios da granola. É que ela contém selênio e zinco mantém a pele bonita, firme e longe das rugas.

Veja também: Granola para ajudar na dieta

Benefícios do iogurte

Segundo o blog do plano de saúde Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, o iogurte natural contém proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas A, B1, B2, B3, B6, B12, C e D. Os minerais também estão presentes, como o potássio, fósforo, zinco, cálcio, ferro e magnésio.

O iogurte natural contém três tipos de bactérias: Lactobacillus bulgaricus, Streptococcus acidophilus e Streptococcus termophilus. Essas espécies de bacilos fazem muito bem à nossa saúde, pois regularizam o intestino e reforçam o nosso sistema imunológico.

Os iogurtes naturais e caseiros são mais saudáveis e podem ser feitos por qualquer pessoa. Se você quer emagrecer, ele é um aliado poderoso, mas mesmo se você não está de dieta, inclua-o no seu cardápio. Você não vai se arrepender.

Veja também: Iogurte possui incríveis poderes para pele, cabelos e saúde

Receita de iogurte natural caseiro

Ingredientes:

  • 2 litros de leite;
  • 1 potinho de iogurte integral com 180 gramas.

Modo de fazer:

Ferva o leite e retire a nata que se formou. Deixe-o esfriar e coloque o seu dedo para avaliar a temperatura ideal, pois ele precisa estar quente, mas não ao ponto de queimar seu dedo.

Ao atingir essa temperatura, despeje o copo de iogurte no leite e misture. Depois disso, feche o recipiente e envolva-a em panos. Coloque em um local quente, tipo o forno do fogão, de 8 a 10 horas. Depois desse tempo, avalie a consistência e guarde na geladeira.

Veja mais!