Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Derivado do leite e herança dos antepassados, o iogurte possivelmente é, segundo alguns estudiosos, um dos produtos mais antigos da história da humanidade.

Os micro-organismos vivos presentes no alimento são capazes de melhorar a imunidade, garantir a saúde intestinal, prevenir determinadas doenças e, ainda, melhorar o aspecto da pele e dos cabelos.

Neste artigo, conheça os superpoderes do iogurte para a saúde em geral, pele e cabelos.

Iogurte possui incríveis poderes para pele, cabelos e saúde

Fotos: depositphotos

Benefícios do iogurte para a saúde

O iogurte é um alimento muito saudável e delicioso, repleto de vitaminas importantes para a manutenção da boa saúde. Para que um derivado do leite possa ser chamado de iogurte, ele deve ser fermentado por bactérias específicas, como Streptococuccus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus, que são os principais agentes no funcionamento do intestino.

Iogurte possui incríveis poderes para pele, cabelos e saúde

Devido à concentração de bactérias boas, o iogurte estimula o funcionamento adequado do intestino. Sem essas “bactérias do bem”, surge um grande desequilíbrio na flora intestinal e o sistema imunológico fica abalado, deixando a organismo suscetível a várias doenças.

O iogurte é rico em cálcio, micronutrientes e proteínas, o que torna o alimento um aliado no combate à osteoporose e à hipertensão. O produto ainda regula o sistema digestivo, facilitando a restauração da flora intestinal e eliminando a prisão de ventre e auxilia o organismo na prevenção da anemia e desnutrição.

O iogurte também é uma excelente opção para o lanchinho da tarde, no intervalo entre as principais refeições. É um aliado do processo de emagrecimento, pois controla o apetite.

Poderes do iogurte para a pele

As propriedades benéficas do iogurte também se estendem ao tratamento estético, podendo ser utilizado para tratar a pele e os cabelos, melhorando a aparência dessas regiões do corpo.

Iogurte possui incríveis poderes para pele, cabelos e saúde

Graças ao ácido láctico, o iogurte age como um hidratante natural. É ideal para as camadas mais externas da pele que estão ressecadas e sem brilho. O produto também pode ser usado para esfoliar a pele, acalmá-la, combater espinhas e acne, reduzir as manchas na epiderme e eliminar as olheiras.

Existem vários produtos para a pele, como cremes e loções, que contêm iogurte em sua formulação. E por quê? Justamente pelo seu poder hidratante, que pode ser sentido por um longo período.

Para aproveitar os benefícios citados, você deve aplicar o iogurte na pele ainda úmida e deixar agir pelo período de 10 minutos. Após esse tempo, remova a máscara com água morna. O procedimento deve ser repetido de duas a três vezes por semana.

Propriedades benéficas do iogurte para os cabelos

A propriedade hidratante do alimento também pode ser aproveitada nos cabelos. O iogurte pode ser utilizado como um condicionador, sendo capaz de reparar os cabelos secos e danificados. O produto ainda é capaz de evitar a queda dos fios e eliminar a caspa.

Iogurte possui incríveis poderes para pele, cabelos e saúde

Para aproveitar os benefícios citados, você deve preparar uma máscara para os cabelos. Os ingredientes são os seguintes: três colheres (de sopa) de iogurte, duas colheres (de sopa) de óleo de coco e quatro colheres (de sopa) de aloe vera em gel. Misture até que a pasta fique homogênea e aplique no cabelo, mecha por mecha.

Aguarde 30 minutos e lave os fios com shampoo.

Veja mais!