Publicado por André Luiz Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A planta jicama também recebe a nomenclatura de paquirrizo, feijão batata, jacatupé, feijão macuco, jiquima, ahipa, batata d’água, batata chinesa, entre outros nomes, todos oriundos de alguma cultura. Esta planta é considerada uma leguminosa rara. Suas sementes, maduras e folhas são classificadas como tóxicas em decorrência da substância rotenoma.

Entretanto, têm consumo liberado as vagens jovens desta planta, para ingestão na forma de legumes. Em casos que esse alimento é bem nutrido, o mesmo adquire elevados níveis de proteínas e amido.

Sua aparência se assemelha a de uma batata, enquanto que sua textura, durante o consumo, é crocante e úmida. Já sua coloração interna é branca, parecida com nabo e os rabanetes. O seu sabor é classificado como doce e marcante.

Vegetal de origem na América Central e com nomenclatura científica pachyrhizus erosus, esta planta deve ser consumida com moderação e, somente suas raízes podem ser ingeridas.

Jicama: benefícios desta planta para a saúde

Foto: Reprodução/ internet

Propriedades e benefícios da jicama

Classificada como um grande agente repositor de carboidratos, a jicama é considerada um “super alimento”. A mesma é dotada de elevado teor de fibras e vitamina C, as quais atuam diretamente no auxílio do progresso das bactérias benéficas ao intestino, capazes de melhorar o funcionamento intestinal. De quebra, este vegetal é ainda responsável por fortalecer o sistema imunológico. A raiz desta planta é bastante nutritiva e dotada de baixo teor de calorias.

Formas de consumo da jicama

Este vegetal pode ser consumido na forma crua, assada, grelhada, cozida em vapor ou frita. Se degustada crua, seu sabor doce acaba sendo bastante valorizado. Vale ressaltar que este vegetal pode ser acrescentado em saladas, sanduíches, consumida sozinha ou em saladas de frutas.

A jicama também pode ser empregada na fabricação de uma farinha que atua como substituta da farinha tradicional de trigo no preparo de tortas, bolos e outras iguarias à base de massa de trigo.

Veja mais!