Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O chá é a segunda bebida mais consumida do mundo e vem sendo cada vez mais consumido pelos brasileiros. Além de serem consumidos simplesmente por prazer, especialmente nos dias mais frios, os chás funcionam como um remédio natural, fornecendo diversos nutrientes ao organismo humano.

Os benefícios dos chás para a alma

Jovem mulher sentada em pose de meditação na frente do conjunto de chá

Foto: Depositphotos

Presente para acalmar

Os chás podem ser considerados um presente, um convite ao estado de paz e calma, pois proporcionam uma ocasião ideal para relaxar. Muitas pessoas se sentem melhor ao iniciar o preparo de uma xícara de chá e apreciar o seu sabor.

Muitas pessoas levam uma vida agitada, com raros momentos para esquecer os problemas e usufruir os simples momentos da vida, mas um bom chá pode nos ajudar a experimentar esses momentos de calma e tranquilidade.

Conhecer outras culturas

Ao tomarmos um chá, não apenas aproveitamos os benefícios da erva, mas também aprendemos sobre as culturas que o produz, pois esta bebida faz parte de diversas culturas no mundo inteiro.

É interessante sabermos a origem, o modo de preparo e como o chá é tomado em cada país.

Práticas espirituais

O hábito de tomar chá pode ser incorporado na rotina de meditação ou oração, acalmando ainda mais a mente e proporcionando as novas experiências sutis. Muitas pessoas gostam de tomar uma xícara de chá enquanto observa o nascer do sol e de um novo dia.

Interação de todos os sentidos

O aprendizado a respeito dos chás envolve todos os sentidos, pois os olhos podem apreciar as folhas do chá; sentimos o aroma da bebida; e aproveitamos o gosto da erva.

Propriedades medicinais

Muitos chás proporcionam os nutrientes necessários para a manutenção da nossa saúde. Os benefícios destas bebidas são diversos, podendo melhorar o processo de digestão até auxiliar o controle da diabetes.

O chá de camomila, por exemplo, possui ação calmante e é um ótimo aliado natural para combater ansiedade e insônia. Outros chás, como o verde, são conhecidos devido ao seu poder antioxidante e desintoxicante, auxiliando no fortalecimento do sistema imunológico.

Receita de chá para o bem estar espiritual

Confira a seguir uma receita de chá para as pessoas que desejam alcançar a paz de espírito:

Ingredientes:

  • Folhas de agrião;
  • 3 colheres (de sopa) de mel.

Modo de preparo:

Misture as colheres de mel com algumas folhas de agrião e bata no liquidificador. Em seguida, coloque a mistura em uma xícara e complete com água quente. Beba este chá por 7 dias.

Veja mais!