Publicado por André Luiz Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A levedura (ou levedo) de cerveja é um suplemento nutricional conhecido por seu elevado teor de proteínas, vitaminas, fibras, minerais e fungos. Sua elaboração ocorre a partir da desidratação de um fungo obtido nos tanques de fermentação de cerveja.

Esse suplemento é indicado para auxiliar na regulação do metabolismo do açúcar em decorrência da presença do cromo em sua composição e ainda na redução do colesterol. O consumo de levedura de cerveja é indicado uma vez por dia, sendo uma ou duas colheres das de sopa que também podem ser dissolvidas em alimentos.

Eficácia do levedo de cerveja

  • Melhora a memória
  • Auxilia na redução da queda de cabelo e na eliminação da acne
  • Regula a produção de insulina
  • Combate o estresse e o cansaço físico e mental
  • Regula o funcionamento do intestino
  • Atua no fortalecimento do sistema imunológico
  • Desintoxica o organismo

Levedura de cerveja na musculação

As proteínas são essenciais para o pós-treino no que tange a prevenção de lesões musculares. De tal modo que o consumo de levedo de cerveja proporciona a ingestão de proteína, vitaminas, fibras e minerais sem a necessidade de consumir carboidratos e/ou gorduras.

Vale ressaltar também que a levedura é um suplemento que não engorda e ainda atua como moderador de apetite em decorrência de sua composição proteica. Recomenda-se a ingestão do levedo de cerveja 30 minutos antes de se alimentar.

Levedo de cerveja - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Ação benéfica para a pele

A ocorrência de problemas relacionados à acne, eczemas e psoríase são os alvos da levedura de cerveja, isso em decorrência da presença de vitaminas do complexo B na composição desse suplemento, essas que têm também ação fundamental na saúde das unhas.

Propriedades da levedura de cerveja

O levedo de cerveja é um suplemento nutricional potente no que diz respeito a presença de proteínas facilmente digeridas e é dotada de aminoácidos essenciais para a saúde humana, são eles: histidina, arginina, lisina, triptofano, alanina, leucina, isoleucina, cistina, cistaína, glicina, ácido aspártico, ácido glutâmico, fenilalanina, treonina, metionina, tirosina, valina, prolina, serina, entre outros.

Além de glúcidos, auxonas (complexo T), vitaminas (principalmente as do complexo B) e minerais como fósforo, ferro 3, potássio, cálcio, magnésio, silício, cobre, zinco, selénio, cromo, alumínio. O levedo de cerveja é dotado também de quantidades consideráveis de lipídios estearina, palmitina, ácido aracínico, lecitinas, numerosos esteróis (ergosterol 4 e zimosterol), enzimas ou diástases (zimases, invertina, maltase, fosfatases), entre outros nutrientes.

Veja mais!