Publicado por Redação

O limão é uma fruta muito eficiente para combater diversos problemas no organismo. Ele é rico em vitaminas A, C, PP e as do complexo B, como 1,2 e 3. Sais minerais não faltam: fósforo, cobre, iodo, cálcio, ferro, silício e magnésio. Além disso, é possível encontrar em sua composição ácidos cítrico, málico, acético, fórmico e de citratos de sódio e potássio.

Por conta da presença de uma substância chamada d-limoneno, o limão é considerado uma fruta que previne o câncer. Além disso, a fruta combate doenças do coração relacionadas ao entupimento das artérias.

O limão também é utilizado para curar a ressaca depois de uma bebedeira. Ele funciona como um limpador do fígado, após o consumo alto de álcool ou de alimentos muitos gordurosos.

Por isso, o limão não faz mal ao fígado, muito pelo contrário, ele ajuda a purificar o órgão. Ao consumir limão, o fígado também produz mais enzimas do que diante de qualquer outro alimento, isso mantém o fígado puro e estimulado.

O grande segredo o limão para os órgãos do corpo humano, como o estômago e fígado é que ele tem um efeito alcalino no corpo. Embora o gosto seja ácido, o efeito é justamente ao contrário. Pois dentro do organismo, o limão se junta a minerais alcalinos que deixam o pH equilibrado. Portanto, definitivamente, o limão não faz mal ao fígado.

Maior parte das pessoas acredita que o limão faz mal ao fígado

Limão também é utilizado para curar a ressaca depois de uma bebedeira (Fotos: depositphotos | Arte/montagem: Benefícios Naturais)

Veja os principais alimentos que fazem mal ao fígado

Então, se o limão não faz mal ao fígado, quais são os alimentos que não são recomendados? Descubra agora.

Frituras: elas são prejudiciais pelo excesso de óleo. As gorduras saturadas sobrecarregam o órgão e acumulam toxinas no organismo.

Gorduras: outros alimentos, além das frituras, acumulam gordura no organismo. Manteiga, creme de leite, maionese, temperos industrializados. Tudo isso, é gordura que danifica o nosso fígado.

Açúcar: o açúcar causa diabetes, doenças do coração e obesidade. Esse tipo de alimento sobrecarrega o fígado.

Álcool: sem dúvidas, um grande vilão para o fígado. O consumo excessivo de álcool provoca as doenças mais graves relacionadas ao fígado: cirrose e câncer.

Veja também A versatilidade do limão e seus inúmeros empregos no dia a dia

Conheça algumas receitas com limão que fazem bem ao fígado

Agora que você já sabe que o limão não faz mal ao fígado e que outros ingredientes é que são agressivos para o órgão. Aprenda a fazer as receitas relacionadas abaixo que levam a fruta como principal ingrediente.

Veja também 15 incríveis usos do limão que talvez você nem sonhava

Água com limão

A primeira receita é a mais prática e fácil: água com limão. Simples assim. Essa mistura é rica em potássio que, junto ao sódio, transmite energia elétrica ao cérebro e ao sistema nervoso.

Muitos problemas psicológicos, como ansiedade e depressão, podem ser amenizados com o hábito diário de tomar água com limão. Catarro e problemas com ácido úrico também podem ser amenizados com essa mistura.

Limão com bicarbonato

Ingredientes:

3 limões frescos;
1 litro de água filtrada;
1 colher de chá de bicarbonato de sódio.

Modo de fazer:

Esprema os limões e adicione o suco na água gelada. Depois, adicione o bicarbonato de sódio e misture bem.

Suco de limão com berinjela

Ingredientes:

1 litro de água;
1 berinjela crua em cubos, com casca;
2 limões (suco);
Gelo a gosto.

Modo de fazer:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador com gelo e estará pronto para o consumo.

Limão com gin

Ingredientes:

20 ml de Shrub de especiarias;
50 ml de Gin organic;
90 ml água tônica;
10 ml de suco de limão siciliano;
Dash de Orange Bitter

Modo de fazer:

Coloque as doses de Gin organic, Shrub de especiarias, suco de limão, Orange Bitter e a água tônica e misture. Adicione pedras de gelo e decore com fatias de limão siciliano.

Suco de limão com manga

Ingredientes:

1 manga (média) descascada e picada;
200 ml de água;
1/2 limão (sumo);
Adoçante (a gosto);
Gelo

Modo de fazer:

Coloque tudo no liquidificador e bata até ficar cremoso. Beba ainda gelado. Para que os ingredientes não percam as propriedades.

Limão e Gengibre

Ingredientes:

Um litro de água;
Pedaços de gengibre (mais ou menos 2 centímetros);
Sumo de três limões;
Adoce a gosto.

Modo de fazer:

Esquente o litro de água até ferver. Depois, coloque os pedaços de gengibre ralados ou bem triturados. Quando levantar a fervura, tampe a panela e depois por cinco minutos. Depois de desligar o fogo, coloque na mistura o sumo dos três limões.

Se quiser que a bebida seja ainda mais eficiente para o seu organismo, não coloque açúcar, nem adoçante. Caso prefira, coloque pouca. O suficiente só para tomar a mistura.

Limão com mel

Ingredientes:

Suco de três limões;
2 colheres de sopa de mel.

Modo de fazer:

Essa mistura é ótima para pessoas que estão com gripe, resfriadas ou com catarro no peito. O mel funciona como um expectorante e o limão tem bastante vitamina C. Faça o suco de limão e acrescente as duas colheres de mel puro. Misture e tome até três vezes por dia.

Veja mais!