Publicado por Redação

As frutas são extremamente nutritivas para o corpo humano. Inclusive comer porções regulares delas é recomendado por diversos profissionais da saúde e entidades do setor.

Porém, nem tudo o que é bom para o homem é bom para os animais. Por exemplo, será que maçã faz mal para cachorro? E as demais frutas?

Será que maçã faz mal para cachorro

É importante saber se seu cachorro comer maçã pode fazer mal

Muitas donos de pet não sabem se maçã faz mal ou não ao cão (Foto: depositphotos)

Sabemos que a maçã é rica em fibras e diversas vitaminas como B,C e E. O seu consumo é indicado para pessoas que possuem diabetes, colesterol alto, problemas respiratórios e até complicações estomacais.

Além disso, quando o homem come maçã ele está prevenindo uma série de doenças como AVC, cárie dentária, câncer e envelhecimento precoce. E o seu cachorro? Será que ele pode consumir também?

A resposta é sim. Seu cachorro pode comer maçã sem que isso seja prejudicial a sua saúde. Porém, sem sementes. Por isso, atente bem: as sementes da maçã podem até leva-lo à morte.

Na verdade, o mais indicado é que ele coma comida específica para a sua espécie. Por isso, evite dar sua comida para ele, mas sim, invista em uma ração de qualidade e será suficiente para ele se desenvolver forte e saudável.

Veja também: 9 verdades e 1 mentira sobre a alimentação dos cães

O que cachorro não pode comer

Apesar da maçã ser liberada com moderação e sem as sementes para o seu pet, existem outros alimentos expressamente proibidos para os animais. Conheça e evite-os a todo custo.

Chocolate

Esse é um dos primeiros vilões da lista dos proibidos para os pets. O chocolate (bem como os demais doces) devem passar longe da dieta do seu bichinho.

Isso acontece, pois, uma substância chamada de teobromina, presente do cacau, pode levar o seu cãozinho ou gatinho a uma intoxicação grave e leva-lo à morte.

Em relação aos demais doces, o açúcar é o pior componente. O seu cachorrinho pode ficar obeso, diabético e perder os dentes.

Uva

Consumir uva ou passas podem levar o seu cachorrinho a ter insuficiência renal e leva-lo ao óbito. Por isso, evite a todo custo que o seu bichinho tenha contato com esse tipo de fruta.

Café

Não só café, mas qualquer alimento contenha cafeína são prejudiciais ao animal de estimação, como o chá preto.

Esse tipo de alimento contém neurotóxicos que provocam alterações nos batimentos cardíacos e também no sistema neurológico.

Frutas cítricas

O estômago do seu bichinho não está preparado para receber a acidez de frutas como laranja, limão e kiwi. Não dê sob hipótese nenhuma.

Outras frutas que não ácidas, como banana e mamão, podem até ser oferecidas, mas por serem ricas em frutosa (açúcar da fruta), é melhor evitar também.

Tomate

O tomate é um bom exemplo de como um alimento pode ser bem recomendado para o homem, mas altamente desaconselhável para os bichos. O tomate contém uma substância chamada glicoalcalóides que é tóxico para cães.

Assim como ele, a batata, cebola e o alho não podem ser consumidas pelos bichos.

Leite

Por incrível que pareça, o leite de origem animal e seus derivados não são recomendados para os cachorros. Muitos deles, inclusive, apresentam intolerância e podem passar mal ao consumi-los.

Veja mais!