Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A maçã verde não é uma das frutas mais populares, no entanto, vem sendo usada para o preparo de sucos detox e outras receitas devido à grande variedade de nutrientes e benefícios que oferece à saúde e à beleza.

Segundo Silvia Lancellotti, nutricionista, “a maçã verde possui nutrientes importantes à saúde como cálcio, ferro, magnésio, potássio, fósforo, flavonoides e a fibra pectina”. Esses componentes permitem que o organismo funcione bem e ainda ajudam na regulação intestinal e no combate à diabetes e ao colesterol. Com ação antioxidante, a fruta traz muitos benefícios à pele, combatendo o envelhecimento precoce.

Maçã verde ajuda a emagrecer e tem muitos benefícios

Foto: Pixabay

Benefícios da maçã verde

Ao comer uma maçã verde pela manhã, ainda em jejum, você intensifica a ação de combate aos radicais livres, além de promover a produção das células saudáveis e reduzir o surgimento de doenças crônicas. A fruta ainda ajuda a combater doenças cardíacas, derrames e diabetes.

Estudos revelam que as mulheres que têm o hábito de comer uma maçã verde em jejum têm até 30% menos chances de desenvolverem diabetes tipo 2.

As maçãs ajudam ainda a estimular a produção de saliva, reduzindo a quantidade de bactérias na boca causadoras das cáries. Seu teor de potássio é um pouco mais elevado quando em comparação com outros tipos de maçãs, e isso faz com que equilibre a hidratação das células, sendo excelente para a batida cardíaca correta. Segundo cientistas, nosso corpo precisa de 4.700 miligramas de potássio por dia e a maçã verde, sozinha, fornece 115 miligramas, o que é suficiente para a estabilização da frequência cardíaca desde as primeiras horas da manhã.

Atua ainda como anti-inflamatória do aparelho digestivo, antiácida, antidiarreica, laxante suave, diurética, depurativa, anticatarral em casos de tosse ou brônquios, combate o colesterol, a pressão alta, a febre, o câncer, entre outros, além de ser uma sedativa natural e ajudar àqueles que desejam deixar o vício do cigarro para trás.

Usada externamente, ajuda a aliviar dores musculares, câimbras, e seu vinagre ajuda a acabar com os fungos dos pés, melhora os problemas dos ouvidos e ajuda a combater o mal cheiro nas axilas, proveniente do suor e das bactérias ali presentes.

Emagrecimento

Mas será que a maçã verde ajuda mesmo no emagrecimento como alguns dizem por aí? Ajuda, sim! Por ser rica em fibra solúvel chamada pectina, promove saciedade e também retarda o esvaziamento gástrico. Com baixo valor calórico – cerca de 83 kcal em uma maçã verde média – é um excelente alimento para quem está em dietas de baixas calorias.

Como consumir

A maçã verde não tem contraindicações, e pode ser consumida in natura ou com adição de iogurte desnatado, aveia em flocos, linhaça e granola, por exemplo. Pode ser usada ainda no preparo de sucos detox, saladas e receitas diversas.

O consumo recomendado por médicos é de 28 gramas de fibras por dia, e a maçã verde já fornece 5 gramas de fibras dietéticas.

Veja mais!