Publicado por Redação

Você já se deparou com uma situação angustiante de os seus olhos ficarem muitos vermelhos, parecendo que tem sangue na parte branca? Quem já passou por isso fica realmente assustado e preocupado com a saúde ocular. Veja a seguir o que pode ser uma mancha vermelha no olho e como tirar.

A primeira coisa que você deve fazer é procurar um oftalmologista. Somente um profissional da área médica saberá lhe orientar sobre o que fazer, quais remédios tomar ou que tipo de exame é mais adequado. No entanto, esse artigo servirá para esclarecer suas principais dúvidas.

Entenda o que pode ser e como tratar mancha vermelha no olho

Evite dúvidas e saiba o que pode ser manchas vermelhas nos olhos

Muitas pessoas ficam preocupadas com manchas vermelhas nos olhos por não saber o que poder ser (Foto: depositphotos)

Segundo o ISO Olhos, Instituto de Saúde Ocular, “pequenos vasos sanguíneos percorrem a porção branca do olho, chamada de esclera. Quando estes vasos sanguíneos inchar ou vazamento, o branco torna-se rosa ou vermelho. Muitas coisas podem fazer seus olhos vermelhos. Eles incluem irritações, infecções, alergias e doenças. Na maioria das vezes, a vermelhidão do olho não é grave”.

Embora seja um problema bem comum, é indicado que você não ignore os sintomas. Eles podem significar outras complicações.

Veja também: Reduza inchaço nos olhos com os saquinhos de chá

Alergia

Uma mancha vermelha no olho pode significar uma alergia severa. Os polens e a poeira são capazes de irritar os olhos e causam a vermelhidão.

Qualquer outra partícula também pode provocar esse problema que fica mais intenso se você estiver em ambientes abertos, com muita exposição ao sol.

Para amenizar o problema antes de procurar um oftalmologista, o Instituto recomenda: “use uma compressa fria para acalmar os olhos e evite usar lentes de contato até que a vermelhidão desapareça”.

Conjuntivite viral

Dentre os motivos que deixam um olho vermelho, o mais comum é a conjuntivite viral. “O vírus provoca inchaço dos vasos sanguíneos no tecido que cobre o globo ocular. Seus olhos, ou ambos os olhos, podem apresentar leve desconforto”, explica o ISO Olhos.

Veja também: Receitas naturais para curar coceira nos olhos

Conjuntivite bacteriana

Diferentemente da anterior, como o próprio nome já diz, essa doença é causada por uma bactéria. Ela se aloja no interior da pálpebra e pode resultar em dor e secreção.

Quem usa lentes de contato deve ficar mais atento, pois costumam ser as maiores vítimas. O oftalmologista vai passar uma pomada ou colírio.

Hemorragia subconjuntival

Quando você percebe uma mancha vermelha no seu olho, pode ser que aconteceu uma hemorragia subconjuntival, que é quando um vaso sanguíneo se rompe na superfície do olho.

Algumas causas são a pressão do olho que aumentou muito rápido ou um grande esforço. Embora seja angustiante ver o sangue no olho, isso não prejudica a visão, nem dói. Diante disso, você deve procurar um médico para que ele oriente como você pode se livrar da mancha.

Veja também: Seleção de remédios caseiros para coceiras nos olhos

Uveíte

Essa é uma das doenças que têm como sintomas os olhos vermelhos. Ela é uma inflamação que causa dor, sensibilidade a lugares claros e até visão embaçada. O médico oftalmologista vai recomendar medicamentos que atuem como anti-inflamatórios.

Glaucoma de ângulo fechado

De todos os problemas que podem causar vermelhidão nos olhos, o Glaucoma de ângulo fechado é a doença mais grave.

Ele vem acompanhado de outros sintomas, como dor, visão turva e distorcida e até náuseas. Se não tratada adequadamente, pode até causar cegueira, a longo prazo.

Por isso, ao menor sintoma de olhos vermelhos, procure um oftalmologista. Ele saberá o que é melhor para você.

Veja mais!