Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O manjericão, também conhecido como alfavaca ou ainda basílico, é uma planta usada na alimentação. De nome científico Ocimum basilicum, essa é uma planta herbácea anual da família das mentas, com aproximadamente 150 variedades. As propriedades delas, no entanto, são muito semelhantes. A variedade consumida popularmente no Brasil pode alcançar 45 cm de altura, além de 30 cm de amplitude.

Originário da Índia, Oriente Médio e Região Mediterrânea, o manjericão, atualmente, é cultivado em todo o mundo. Na Índia, a planta é sagrada e comumente cultivada em templos, além disso, para os gregos e romanos antigos, a planta tinha poderes de reconciliação.

Os parques estão diretamente ligados a momentos de lazer, diversão e prazer, sendo que podem ser daquele tipo de parques abertos nas grandes cidades ou os famosos parques de diversão. Geralmente, os parques das grandes cidades possuem uma área verde para que os moradores possam ter contato com a natureza, seja caminhando, pedalando, andando de patins etc.; já nos parques de diversão costumam existir brinquedos, radicais ou não, shows que entretêm e outras atrações.  E quando o parque aparece nos sonhos, o que isso quer dizer? Alguns sonhos têm significados positivos, outros negativos e há ainda, aqueles que servem como um alerta para que nós analisemos algum aspecto de nossa vida.  Os significados podem indicar o momento psicológico e emocional do sonhador.  Significados para o sonho com parque  Sonhar com parque simplesmente, sem maiores detalhes, indica que você está em um bom momento para deixar a tristeza de lado. Se estiver chovendo, melhor ainda! E caso você se molhe, isto indica uma hora adequada para o jogo.  Parque a céu aberto  Sonhar que está em um parque aberto, com uma grande quantidade de área verde, simboliza o momento triste ou difícil que o indivíduo possa estar passando na vida. É uma indicação de que o sonhador realmente precisa ter momentos de mais alegria.  Sonhar com um parque em um dia de chuva Sonhar com um parque em um dia chuvoso pode parecer, para algumas pessoas, que se trata de um mau presságio, mas não é assim, muito pelo contrário! Este sonho indica que momentos de extrema felicidade estão por vir e que o indivíduo deve permanecer atento para conseguir usufruir o momento da melhor maneira possível.  Está em um parque de diversões  Sonhar que está em um parque de diversões representa o problema do sonhador com relação à organização do seu tempo, principalmente no que se refere ao lazer e ao trabalho. Como consequência disso, o indivíduo pode realmente estar com problemas relacionados com o seu desempenho, pois está misturando os momentos de diversão com o trabalho. A sugestão é parar, pensar e fazer uma avaliação do seu dia para que impedir que isso ocorra.  Parque de diversões lotado de pessoas Sonhar com um parque de diversões com muitas pessoas quer dizer que o sonhador pode estar com medo da solidão. Já quando o indivíduo experimenta diversos brinquedos neste mesmo parque, o sonho pode indicar que o indivíduo está sentindo falta de conhecer e experimentar coisas novas em sua vida.

Foto: Reprodução

Propriedades e benefícios

A planta possui alguns benefícios quando usada para fins medicinais. O aroma da planta é derivado do óleo essencial anetol – também constituinte do anis -, além de outros componentes que o dão como característica o forte aroma. O manjericão é fonte de betacaroteno, cálcio, vitamina C, A e K, além de luteína, criptoxantina e xanthins.

Pode ser usada no combate ao câncer, envelhecimento precoce da pele, tratamento de tosse, catarro, feridas, problemas no estômago, falta de apetite, gases, aftas, dores de garganta, rouquidão, amigdalite, náusea, verruga, prisão de ventre, cólica, ansiedade, insônia, enxaqueca e picadas de inseto.

Entre suas propriedades, estão sua ação como antiespasmódico, digestivo, vermífugo, antibacteriano, adstringente, cicatrizante, anti-inflamatório, desinfetante, diurético e estimulante do fígado. Pode ser usado ainda no alívio de inflamações dos brônquios, vertigens, insônias derivadas de nervosismo e ansiedade, depressão e perda de memória.

Como consumir?

O alimento é muito usado no preparo de pratos na culinária com suas folhas frescas. Além de ser usado em muitas receitas quentes e saladas, pode ser usado como condimento, em pratos de massa, omeletes, sopas, entre muitas outras formas. No entanto, para aproveitar seus benefícios, você pode ainda preparar o chá ou usar na forma de banho – com o mesmo chá, mas feito em proporções maiores.

Chá de manjericão

O chá de manjericão deve ser feito com a proporção de uma caneca de água para cada 10 folhas de manjericão. Leve a água ao fogo e ferva. Quando alcançar fervura, coloque a água sobre as folhas, tampe e deixe descansar por, aproximadamente, dez minutos. Coe e consuma em seguida.

Contraindicações e efeitos colaterais

Entre os efeitos colaterais encontramos reações alérgicas diagnosticadas em pessoas com predisposição para ter alergias. O consumo é contraindicado para mulheres gestantes, mulheres em fase de lactação e crianças com menos de 12 anos.

Veja mais!