Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Também conhecida como flor da paixão, a planta maracujá-rosado, apesar do nome, não é a que dá origem ao fruto maracujá. De nome científico Passiflora incarnata, a planta é uma trepadeira arbustiva, espontânea na América Tropica, desde o sul dos Estados Unidos e México até o Brasil. Atualmente, no entanto, é cultivada também na região Mediterrânea, nos Estados Unidos e na Índia. A planta, pouco tóxica, pode ser encontrada para comprar em lojas de medicamentos naturais e farmácias de produtos fitoterápicos.

Maracujá-rosado ajuda a dormir bem

Foto: Reprodução

Benefícios

Com propriedades sedativas, calmantes e indutoras do sono, o chá feito com o maracujá-rosado ajuda a melhorar a qualidade do sono. É eficaz no tratamento de insônia, ansiedade, palpitações, contrações musculares fortes e involuntárias.

Pode ser usada ainda em caso de irritabilidade, taquicardia, vertigens, hipertensão arterial, transtornos nervosos – principalmente nos jovens–, dispepsia nervosa, cólicas intestinais e dismenorreias espasmódicas, além de dores de cabeça, enxaquecas e dores musculares.

Como consumir?

O consumo deve ser feito ao longo do dia, ou ainda antes de dormir. Beba uma xícara antes de dormir para obter melhores resultados. Para preparar o chá, use a proporção de uma colher de chá da planta seca para cada xícara de água fervente. Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo. Reserve a erva em outro recipiente. Quando a água ferver, jogue por cima da planta maracujá-rosado e tampe a mistura em seguida, deixando repousar por um período de, aproximadamente, 5 ou 10 minutos. Coe e consuma em seguida.

Caso queira usá-la como medicamento para palpitações e agitação nervosa, consuma uma xícara três vezes ao dia, durante um período de três semanas.

Atenção!

Apesar de terem eficácia no tratamento de do sono, algumas plantas medicinais não apresentam resultados imediatos como os medicamentos industrializados e, por isso, o tratamento deve ser feito durante três semanas, no mínimo, para então observar resultados.

É importante que, para você dormir bem, evite o consumo de alimentos estimulantes como o café, chá verde ou chocolate após as 17h, pois estes alimentos podem tirar o sono. Procure sempre orientação médica, mesmo quando for consumir um medicamento natural ou fitoterápico, pois até mesmo as plantas possuem reações por interação medicamentosa. Analise com seu médico se esse é o melhor medicamento para você, e se atende às suas necessidades.

Efeitos colaterais e contraindicações

Não foram encontrados efeitos colaterais ou contraindicações do maracujá-rosado na literatura consultada.

Veja mais!