Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O melão é um fruto que apresenta diversas variedades e, além disso, muitos benefícios para a saúde. Redondo e com uma pele grossa de coloração amarela ou bege do lado exterior, o melão é por dentro amarelo claro ou alaranjado, além de possuir suas sementes na polpa, podendo variar a coloração de acordo com seu tipo. Esse alimento pode ser usado como aperitivo ou ainda como ingrediente de salada de fruta.

Seu nome foi dado de acordo com a aldeia papal italiana chamada Melão, onde foi cultivado pela primeira vez, por volta de 1700 a.C. De nome científico Cucumis melo L., o melão é, provavelmente, nativo do Oriente Médio.

Encontrado em mercados e frutarias, a fruta é fácil de escolher: opte pela que esteja firme e sem descoloração. Quando começar a ficar mole demais, significa que está ficando maduro demasiadamente e deve ser consumido de imediato. Quanto mais madura a fruta, maior a concentração de substâncias ativas, sendo mais benéfico e também mais doce.

Melão - Benefícios e deliciosa receita de seu suco

Foto: Reprodução

Benefícios e propriedades

Com vitamina C, A, B6, potássio, niacina, fibra dietética e ácido fólico em grandes quantidades, o melão auxilia reforçando a proteção do corpo contra infecções bacterianas e virais, aumentando o funcionamento do sistema imunológico.

Ajuda ainda a reduzir o risco de câncer, protege contra doenças cardíacas, combate o envelhecimento precoce, repara o DNA, alivia doenças cardiovasculares e a hipertensão, protege contra o Mal de Alzheimer e contra a osteoporose.

Rico também em polifenóis – um excelente antioxidante –, o fruto ajuda a promover a saúde cardiovascular. Possui propriedade hidratante e é rico em cálcio, sendo excelente para o fortalecimento dos ossos; e o potássio, também presente em grandes quantidades, ajuda a remover a sensação de flacidez do corpo. O magnésio funciona como um laxante leve, sendo excelente para tratar a prisão de ventre. Ameniza ainda os sintomas da menopausa e alivia a ansiedade.

Ajuda a regular o ciclo menstrual, é rico em água e previne doenças gastrointestinais. É um excelente diurético que ajuda a combater a obesidade auxiliando no processo de emagrecimento. É indicado também no tratamento de corrimentos vaginais e no tratamento de reumatismo, disenteria e inflamações nas pálpebras.

Formas de consumo

O melão pode ser consumido in natura, junto aos alimentos quentes, na forma de suco, associado à aveia em pedaços, ou ainda na composição de saladas de frutas, por exemplo. As sementes do melão que, normalmente são jogadas fora, são ricas em cálcio e podem ser consumidas tostadas e salgadas.

Suco de melão

Uma sugestão de consumo é por meio do suco. Para preparar, você vai precisar de:

– 1 xícara da polpa do melão
– 250 ml de água
– Adoçante/açúcar a gosto

Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata bem até que o melão esteja totalmente triturado. Sirva e consuma em seguida.

Veja mais!