Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Saboroso e repleto de propriedades benéficas ao nosso organismo, o chá – 2ª bebida mais popular no mundo, ficando atrás apenas da água – serve para nos aquecer nos dias mais frios e pode auxiliar no combate de diversos problemas de saúde. Mas a utilidade desta bebida não para por aí: os chás também podem ser usados para dar nova vida a uma velha camiseta.

O processo de tingimento de tecidos com chá é feito há muitos anos, com o objetivo de tentar esconder as manchas.

São muitos os corantes comerciais disponíveis no mercado, mas, se você prefere tingir uma camiseta de forma natural, basta fazer uso do chá verde ou preto.

Técnica para tingir camisetas usando chá

A utilização do chá para tingir camisetas é recomendada para as pessoas que desejam dar uma aparência envelhecida a uma peça de cor branca ou creme. Os tecidos mais indicados para o processo são aqueles fabricados com fibras naturais, como algodão e linho, uma vez que irão manter a cor natural do chá. Já as fibras sintéticas não absorvem o líquido muito bem e, por este motivo, não são indicadas para aplicar este método de tingimento.

Imagem de camiseta verde em varal

Foto: Depositphotos

Veja a seguir como aplicar a técnica para tingir camisetas com chás:

Ingredientes

– 4 sacos de chá (qualquer tipo de chá pode ser usado, entretanto, os mais recomendados são o chá verde e o preto, por terem a capacidade de produzir a cor mais escura);
– 4 litros de água;
– Camiseta que será tingida;
– Panela grande.

Modo de preparo

Antes de começar o processo de tingimento com chá, lembre-se que o recomendado é tingir todas as peças que desejar de uma vez só, pois o acerto da tonalidade em sessões diferentes pode ser um pouco difícil.

1) Ferva 4 litros de água e, posteriormente, adicione os quatro sacos de chá;

2) Deixe os saquinhos de chá em infusão durante 20 minutos;

3) Coloque a camiseta dentro da panela e deixe de molho no chá pelo período de 30 minutos. Lembre-se de olhar de tempos em tempos para verificar a tonalidade do tecido e decidir se alcançou a cor que você desejava;

4) Retire a camiseta da panela e remova o excesso de líquido do tecido;

5) Lave a camiseta em água fria até que ela fique limpa;

6) Por fim, lave a peça com vinagre branco destilado para que o tingido fique mais definido.

Veja mais!