Publicado por Michelle Nogueira
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Cuidar da saúde do seu corpo é sempre bom. E melhor ainda é quando isso reflete na aparência externa, seja através da sua pele, cabelo ou formas. As plantas são grandes aliadas para esse cuidado especial, e oferecem diversos ativos que melhoram a aparência, hidratam, suavizam e nutrem de maneira bastante agradável, sem os impactos químicos que alguns produtos industrializados podem trazer.

A natureza é o principal fornecedor de matéria-prima para fabricação de cosméticos, e desde a Antiguidade tem sido usada para estes fins. Ao longo dos anos, as capacidades das plantas têm sido descobertas a partir de tentativas e erros, resultando no conhecimento que adquirimos. Atualmente, podemos encontrar cremes, xampus, loções, óleos, leites corporais e outra infinidade de produtos à base de plantas. Mas podemos utilizá-las também de forma caseira, criando receitas e misturando ingredientes, como veremos a seguir.

Métodos caseiros para garantir a beleza do corpo

Foto: Pixabay

Óleo corporal de manjericão

Você vai precisar de:

  • Dois punhados de flores de manjericão;
  • Um litro de óleo de amêndoa.

Como fazer:

Macere as flores de manjericão no óleo durante um mês, de modo que fiquem cobertas e não se sobressaiam. Após esse período, filtre e óleo e retire as flores, para evitar que apodreçam. Esse óleo conservará a fragrância do manjericão fresco durante muitos meses.

Além do cheiro suave e refrescante do manjericão, o óleo de amêndoas possui a capacidade de suavizar e condicionar todos os tipos de pele. Ajuda a eliminar a coceira, o ressecamento e inflamações.

Leite corporal de rosas

Você vai precisar de:

  • Dois litros de água de rosas;
  • 250 ml de infusão de alecrim;
  • Duas colheres (sopa) de tintura de benjoim;
  • Meia colher (chá) de óleo de essência de rosas.

Como fazer:

Misture a água de rosas e o alecrim, e sem deixar de bater, adicione o benjoim. Por último, coloque o óleo de essência. Essa mistura, além de cuidar e hidratar a sua pele, vai deixar uma sensação relaxante e renovadora.

Contra a celulite

A celulite é um dos problemas estéticos mais comuns. É formada graças ao acúmulo de gorduras, toxinas e água, que deixam a pele com a aparência de casca de laranja. Esse transtorno deve ser combatido de diferentes formas, como dieta, exercícios, plantas medicinais e, também, banhos, cremes, cataplasmas e máscaras aplicadas externamente e com certa frequência na região afetada.

As fórmulas naturais mais eficazes são as que contêm cafeína, extrato de hera, extrato de ginkgo biloba, castanha da índia, folhas de bétula, algas etc. É também aconselhável que se faça massagens constantes na região com óleos aromáticos que possuem propriedades anti-celulíticas comprovadas, como o limão, o cipreste, o zimbro e a laranja.

Veja mais!