Publicado por Michelle Nogueira
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Os cabelos secos são um problema comum de pessoas que produzem pouco sebo no couro cabeludo. Os fios parecem sem vida, ressecados, sem brilho e maciez. As causas que compõem esse mal estão relacionadas à vários fatores, como cloro de piscina, poluição, agentes descolorantes, água salgada do mar ou exposição ao sol.

Além desses agentes externos, em alguns casos, a ocorrência está interligada a quadros mais graves, como anorexia nervosa, deficiências nutricionais, hipotireoidismo ou hipoparatireoidismo. Se notar que pode ser uma dessas causas, é aconselhável procurar um médico especialista.

O que fazer?

A primeira providência a ser tomada para restaurar e embelezar seus cabelos, tornando-os normais, é eliminar a maioria dos produtos açucarados, pois estes destroem as vitaminas do complexo B, extremamente necessárias para que os cabelos se tornem brilhantes.

'Milagrosas' receitas caseiras para combater cabelos secos

Foto: Reprodução/ internet

Outra dica é evitar lavar os cabelos com água muito quente, pois a mesma abre a cutícula do cabelo, deixando-o mais suscetível aos danos solares, à poluição e agentes químicos.

Lavagem de cabelos secos

Lave seus cabelos no máximo uma vez por semana. Primeiramente, lave-os com um xampu restaurador à base de ervas. Se estiverem demasiadamente danificados, procure acrescentar uma gema de ovo batida, ou, de preferência, duas gemas e meio pacote de gelatina sem sabor dissolvida em ¼ de xícara de água fervente. Procure usar um condicionador de alta hidratação, e enxágue bem até retirá-lo por completo.

As pessoas que têm cabelos secos devem seguir à risca essa sequência. Os cabelos devem ser condicionados após a lavagem, e o condicionador deve ser enxaguado apenas com água. Agindo dessa forma, evita-se a neutralização dos efeitos dos produtos.

Restaurando o brilho com alecrim

O alecrim é particularmente indicado para pessoas de cabelos escuros. O óleo de alecrim desembaraça cabelos difíceis de tratar, proporcionando-lhes luminosidade. Veja o que utilizar:

  • Alecrim – duas colheres de sopa
  • Água fervente – meio litro
  • Óleo de amêndoas doces – 90 gramas
  • Essência de lavanda – 30 gotas

Para dar um brilho especial a cabelos escuros e torna-los mais perfumados, misture esses ingredientes e aplique nos cabelos. Deixe agir por alguns minutos e depois retire.

Utilizando a salsa

A salsa também pode ser utilizada para dar brilho aos cabelos secos. Para tanto, basta ferver essa erva em um pouco de água, durante 20 minutos. Retire a salsa, e depois que esfriar, utilize essa água para enxaguar os cabelos.

Veja mais!