Publicado por Redação

A goiaba é uma fruta bastante apreciada, seja pela facilidade com que é encontrada quanto pelo sabor.

Considerada um alimento bastante versátil, já que pode ser usada na composição de sucos, doces, sorvetes ou ingerida in natura, seja nas refeições principais ou nos lanches, a goiaba possui uma série de propriedades medicinais. Embora pouca gente leve isso em consideração na hora que está se deliciando com a fruta.

Seja no supermercado, feira livre ou hortifruti, escolher a goiaba não é uma tarefa das mais difíceis. Levando alguns pontos em consideração, você vai conseguir levar para casa frutas frescas e bastante saborosas. Mas antes de tirar todas as dúvidas em relação a escolha, conheça um pouco mais sobre as propriedades nutricionais da fruta e veja como ela pode ajudar na manutenção da sua saúde.

Na hora de comprar goiaba, saiba como escolher as melhores

Foto: depositphotos

Propriedades da goiaba

A goiaba é uma fruta tropical muito nutritiva e de fácil acesso em todo o Brasil. Para isso, basta prestar atenção na quantidade de vitaminas e sais minerais que ela apresenta: potássio, vitamina C, ferro, fósforo e cálcio, para citar alguns. A fruta também apresenta baixa quantidade de gordura e açúcar, sendo ideal para ser consumida por pessoas que estejam em busca do peso ideal.

A goiaba é eficaz para o aumento da imunidade, tem propriedades antitumorais, protege do câncer, mantém a pressão arterial controlada, aumenta a produção de sangue, previne o envelhecimento, controla o nível de açúcar no sangue, faz bem para a pele, olhos e ainda melhora a digestão. Além disso, na forma de suco, pode ser usada como remédio caseiro para diversas enfermidades.

Como escolher goiaba

Agora sim! Depois de conhecer um pouco mais sobre a fruta, chegou a hora de saber como escolher as melhores:

Consistência

Sinta a goiaba e procure aquela mais macia. Quanto mais macia, mais madura ela estará. Você deve pressionar a goiaba levemente. Preste atenção se o seu dedo não vai conseguir romper a casca de vez. Caso isso aconteça, procure outra fruta, pois essa pode estar tão madura que está prestes a ficar estragada.

Cor

A cor é algo fundamental para reconhecer se a fruta está ou não apta para consumo. As maduras devem ter o verde em um tom brilhante ao verde-amarelado. Aquelas que possuem um tom mais rosado estão ideais para o consumo.

Aparência

Olhe bem para a fruta e observe se existem sinais, manchas escuras, machucados ou algo que indique que a fruta está inapta para o consumo.

Cheiro

O olfato é outro sentido ideal na hora de escolher goiaba de qualidade. Quando a fruta está saudável é possível sentir seu cheiro doce e levemente almiscarado sem ser necessário levá-la até o nariz. Já aquela que apresentar cheiro forte demais, tome cuidado, pois deve está estragada.

Conservação

Caso a fruta seja comprada madura, o ideal é lavá-la bem assim que chegar em casa e acondicioná-la em uma bolsa plástica limpa na geladeira. Se a fruta ainda estiver um pouco verde, deixe fora da geladeira até que ela amadureça um pouco mais.

Veja mais!