Publicado por André Luiz Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Uma planta rica em vitaminas, fibras, sais mineiras, com baixo teor calórico e inúmeros benefícios medicinais. Trata-se do nabo. Este é um vegetal herbáceo, bienal, da família Brassicacea. O nabo é uma planta característica por possuir folhas jovens, oblongas, ásperas e com coloração entre verde médio e escuro. Ela tem flores amarelas e unidas em uma haste floral. Seu cultivo se dá em diversas regiões temperadas em todo o planeta, principalmente por ser dotada de tubérculos comestíveis.

Possui sabor ligeiramente amargo e com toque refrescante. Predominantemente encontrado com coloração uniforme ou bicolor nas cores branca e/ou roxo, nabos fazem parte da culinária em dezenas de países, sobretudo em pratos como saladas.

Nabo – Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Cultivo

Nativo do continente europeu, o nabo chegou ao Brasil junto com os colonizadores portugueses e, a partir da inserção no País, se tornou típico da gastronomia nacional devido o sabor e o seu potencial nutritivo.

Esse tipo de vegetal tem bom desenvolvimento em solos com moderada profundidade, predominantemente férteis e drenados e que recebam boa luminosidade. O PH da terra onde o nabo será plantado também é essencial para o seu desenvolvimento, devendo estar entre nível 6,5 e 7.

No Brasil, os nabos podem ser cultivados em qualquer época do ano, porém o período mais indicado para tal se dá entre os meses de fevereiro e julho. Temperaturas entre 14ºC e 22ºC são as mais indicadas para uma região que venha a ser local de plantio dessa espécie de hortaliça.

Nutrientes

Sais minerais como potássio, sódio, cálcio e fósforo, além de fibras e vitamina C estão entre os nutrientes presentes nos tubérculos de nabo. O vegetal também é famoso por possuir baixo teor calórico – apenas 35 calorias a cada 100 gramas -, o que lhe faz ser um importante aliado em dietas de restrições calóricas.

Com mais nutrientes que os tubérculos e com sabor parecido ao de mostarda, as folhas de nabos são ricas em beta-caroteno, vitamina A e C, além de vitamina K, folatos e luteína, um excelente antioxidante carotenoide.

Propriedades medicinais

O nabo é um excelente aperiente, purificador do sangue, refrescante, emoliente, tônico, antiescorbútico, diurético, antiescrofuloso, antiberibérico, alcalinizante, expectorante, laxativo, entre outros.

Indicações

Podem ser feitos a partir do nabo compostos como caldo da raiz, sucos e xaropes. Esses são indicados no combate à hemorroida, inflamação intestinal, tosse, coqueluche, bronquite e na redução da hiperacidez gástrica, além de agir como laxativo natural, entre outros benefícios.

Veja mais!